Quem dar com uma mão e esconder a outra?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Há um conhecido provérbio popular que diz que não se deve dar com um mão aquilo que se tira com a outra, expressando a ideia de existir uma falsa caridade. Há variações sobre o mesmo tema, como por exemplo: “Deus dá com uma mão e o Diabo tira com outra”.

Allan Kardec, apresenta a seguinte frase: “Não saiba a vossa mão esquerda o que dê a vossa direita”. De acordo com Dr. João Lourenço no programa Nova Mente, está sequência diz respeito a certeza da ligação e alta fidelidade com Deus.

Mateus 6:2-4 ARA
Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.

cuja boca fala vaidade e cuja mão direita é a destra da falsidade.

Esconder as mãos, apertá-las ou mexê-las demais demonstra seu nervosismo e pode dar ao seu público a sensação de que você não acredita no que está dizendo. Manter as mãos nos bolsos também é um gesto que indica que você está com medo, sem saber para onde ir ou não está interessado no que está fazendo.

No livro bíblico de Mateus 6 fala " o que uma mão faz a outra não precisa saber", afinal, o que fazemos pelas outras pessoas não deveria ser colocado em uma vitrine de boas ações em rede mundial.

(2 Coríntios 9:6) A colheita será justa
6 Mas digo isto: O que semeia com moderação, também colherá com moderação; e o que semeia em abundância, em abundância também ceifará. As palavras moderação e abundância afirmam um princípio que é verdadeiro como provérbio, baseado na experiência agrícola comum.

Efésios 6. Os filhos devem honrar os pais — Os servos e os senhores são julgados pela mesma lei — Os santos devem vestir toda a armadura de Deus. 1 Vós, filhos, asede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isso é justo.

A mão esquerda de Deus jamais é mencionada. Está ligada ao castigo, à infelicidade, enquanto que a direita é sinal de bênção.

Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.

Há um conhecido provérbio popular que diz que não se deve dar com um mão aquilo que se tira com a outra, expressando a ideia de existir uma falsa caridade. Há variações sobre o mesmo tema, como por exemplo: “Deus dá com uma mão e o Diabo tira com outra”.

“Não dar esmola é ampliar a possibilidade dessas pessoas terem outras oportunidades. Há outros mecanismos de serviços estruturados no município que são capazes de atender e ofertar outros encaminhamentos mais dignos, que, de fato, constroem oportunidade pra vida dessas pessoas.

Malaquias 1:14 ARA
Pois maldito seja o enganador, que, tendo um animal sadio no seu rebanho, promete e oferece ao SENHOR um defeituoso; porque eu sou grande Rei, diz o SENHOR dos Exércitos, o meu nome é terrível entre as nações.

Falsidade é uma característica daquilo que é falso, que é contrário à verdade ou à realidade. O significado de falsidade está relacionado a tudo o que diz respeito à mentira, à calúnia, à enganação, à deslealdade.

A mentira é tão condenável para Deus que é um dos pecados capitais: “Não levantarás falsos testemunhos contra o seu próximo”. No novo Testamento, em João 8:44, Jesus diz que “o diabo é o pai da mentira”. “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai.

> Mãos fechadas ou cerradas indicam irritação, zanga ou nervosismo. Já espalmar as mãos durante um discurso inspira confiança. >

Por exemplo, quando falamos com alguém e colocamos a mão no ombro da pessoa. Mergulhão Mendes é sintético: “Geralmente colocamos a mão naquilo que é nosso”, ou seja, o gesto pode indicar que a pessoa se sente num estado de superioridade em relação àquela com quem conversa.

Mãos pequenas: refletem uma personalidade bastante atenta e observadora. Mãos grandes: revelam preocupação excessiva com os detalhes de tudo. Mãos estreitas: indicam uma pessoa conservadora em suas ideias. Mãos largas: demonstram uma mente aberta a novidades.

A ambidestria não se limita apenas à capacidade de escrever com as duas mãos, ou chutar com os dois pés. A palavra ambidestro tem origem no latim, do prefixo ambi, que significa ambos, e dexter, que significa direito. A ambidestria de nascença é bastante rara, entretanto ela pode ser aprendida.

A linha do destino é uma prega vertical no centro da palma da mão que revela o grau em que a vida de uma pessoa será influenciada por circunstâncias externas além de seu controle”, observa Solange.

A letra M, na palma da mão, pode representar as pessoas que são mesmo abençoadas. Pessoas especiais e afortunadas. Veja a palma da sua mão e analise as características das pessoas que têm este símbolo. Tudo indica que representa alguém talentoso, intuitivo e empreendedor.