Quem dá o primeiro banho no bebê na maternidade?

Perguntado por: lpeixoto . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

Pode ser feito no quarto ou no berçário e a profissional costuma passar as orientações de como será feito o banho em casa. No melhor cenário, o banho é feito no quarto junto à família, sendo que a (o) profissional tem um papel de suporte e orientação, mas quem dá o banho mesmo é a mãe ou o pai.

Com água, sabão ou óleo de bebê e um pente fino, a enfermeira retira os restos do couro cabeludo. Os próximos banhos do bebê recém-nascido devem ser parecidos com esse. Sem imersão na água, utilizando um pano ou esponja suave umedecida com água morna.

Realizar a primeira higiene corporal apenas após 2-6h de vida. Evitar friccionar a pele e não remover todo o vérnix caseoso. Realizar higiene corporal de rotina apenas de duas a três vezes por semana.

Assim, seu acompanhante também precisará de uma mala para o hospital. Se o acompanhante for o pai do bebê, alguns itens que ele precisará levar são: pijama, meias, cuecas, chinelo, muda de roupas, calçado, kit de higiene, celular, carregador e documentos pessoais.

A OMS recomenda promover o primeiro banho do recém-nascido em até 24 horas após o nascimento, mantendo a pele com a camada protetora do vérnix caseoso, o que melhora a adaptação da transição do neonato do meio intrauterino aquoso para o ambiente extrauterino seco, promovendo a função antimicrobiana, a hidratação da ...

Esperar 24 horas para dar o primeiro banho é uma prática recomendada pela Organização Mundial de Saúde para diminuir as taxas de mortalidade entre os recém-nascidos. Uma das principais vantagens é manter o vérnix caseoso, espécie de camada protetora natural que envolve a pele do bebê, por mais tempo no corpo.

O banho de luz em recém-nascidos, também conhecido como fototerapia ou terapia de luz, é usado no tratamento da hiperbilirrubinemia, definida como o aumento dos níveis de bilirrubina no sangue, uma substância naturalmente produzida pelo nosso organismo.

6 dicas para dar um banho relaxante no bebê

  1. Deixe tudo pronto antes. ...
  2. Deixe o bebê enrolado em uma fralda de pano. ...
  3. Faça massagens antes do banho. ...
  4. Atenção à temperatura da água. ...
  5. Experimente aromatizar o ambiente. ...
  6. Tente manter o corpinho dele embaixo d'água.

Recém-nascidos até podem tomar mais de um banho por dia, desde que haja necessidade, como maior transpiração e fezes em grande quantidade, e os responsáveis sigam cuidados específicos.

O tratamento de icterícia neonatal na maternidade pode variar do caso do bebê, então se ele necessitar de fototerapia, poderá ficar mais um ou dois dias no hospital para ajudar o organismo a eliminar a o amarelão.

Essa técnica expõe a criança a lâmpadas específicas que atingem a estrutura do pigmento, diluindo-o e eliminando-o. Normalmente, o procedimento é realizado durante um ou dois dias, mas isso depende da necessidade e da avaliação do médico.

Coloque ainda na mala do bebê: 01 manta de algodão. 01 cobertor (caso sejam dias frios) 02 Toalhas de banho com forro mais fino e delicado (toalhas fralda)

Deve priveligiar-se a roupa de algodão, lã ou linho, proporcionando a sensação de conforto ao pequeno ser humano que acabou de nascer, já que a sua a pele é muito sensível.

A mala da maternidade deve ter compartimentos de divisórias, bom espaço para organizar as roupinhas e ainda levar todos os itens necessários durante a internação como fralda, pomada, álcool 70% e o que for solicitado a mais na lista da maternidade.

Todos os dias, depois do banho e após trocar a fralda, o cuidador deve limpar o coto umbilical do bebê. Para isso, se usa álcool 70% e um algodão, fralda de pano ou cotonete.

A temperatura da água deve ser próxima da temperatura corporal, ou ligeiramente mais baixa, ou seja, entre 36ºC a 37,5ºC. É importante ressaltar também que os banhos no recém-nascido devem ser rápidos: não mais de 5 minutos. As áreas de maior atenção são sempre o rosto, o pescoço o bumbum e a região genital.

Durante o banho, o umbigo irá molhar e é fundamental manter a região seca e limpa, para que cicatrize de forma adequada. Por isso, depois de cada banho, é importante secar bem. Na hora da limpeza, é preciso levantar o coto umbilical e limpar toda a região em volta do umbigo.

Reduzir o risco de infeção
No hospital / maternidade, os bebés ficam expostos a certas bactérias e esta camada de gordura atua como uma barreira anti bacteriana natural que protege a pele contra os germes.

Mães de bebê que nasceram por cesárea devem esperar de seis a 12 horas para o primeiro banho. Esse intervalo de tempo é suficiente para passar o efeito da anestesia. Se ela levantar antes disso, pode sofrer uma queda da pressão arterial e até desmaiar.

Não há nada que impeça lavar a cabeça e os cabelos depois do parto. Esse é um grande mito. A mulher não terá nenhum prejuízo para sua saúde realizando esse cuidado de higiene pessoal, inclusive, pode lavar a cabeça logo após o parto.