Quem da fórmula tem que dar água?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

Os bebês que usam fórmula infantil necessitam de água, pois ela contém maior quantidade de sal e gordura. “A cada 30 ml de fórmula, ofereça 5 ml de água após a mamada”, aconselha.

Não se deve dar água a bebês com menos de 6 meses. Bebês maiores podem precisar de água em certas situações, como no calor, por exemplo. Pergunte a(o) seu/sua médico(a) se tiver dúvidas. P: Devo colocar mais algum produto na mamadeira além de leite materno ou fórmula?

1A criança alimentada exclusivamente por leite materno não necessita de água. 2Quando o recém-nascido é alimentado por fómulas, a água pode ser indicada pelo pediatra. 3É a partir dos 6 meses de vida da criança, que a água já pode ser oferecida em quantidades equilibradas.

A água potável (filtrada ou fervida), a partir da introdução da alimentação complementar aos 6 meses de idade, porque os alimentos dados aos bebês apresentam maior quantidade de proteínas e maior quantidade de sais o que causa sobrecarga para os rins, que deve ser compensada pela maior oferta de água.

Nada de oferecer água, chá ou outro líquido. Uma alternativa para o leite materno é o leite de coco fresco, feito em casa com a própria água do coco, muito bom, pois se assemelha bastante ao leite materno e rapidamente seu bebe recupera o peso.

Como saber se o leite está fazendo mal para o bebê?

  • Desconforto abdominal;
  • Vômitos;
  • Baixo ganho de peso;
  • Entre outros sintomas.

Quantas vezes devo dar mamadeira? O bebê pode solicitar o peito ou a mamadeira com um intervalo de uma a três horas. A partir do primeiro mês de vida, os horários se tornam mais regulares e ele tem fome, em média, a cada três horas durante o dia e a cada quatro horas de madrugada.

NÃO!! As formulas devem ser preparadas e utilizadas imediatamente. A agua utilizada deve ser filtrada e fervida antes do uso no preparo.

Ao introduzir-se a mamadeira em casos como estes, de fato o bebê se alimenta melhor, mas não porque o leite materno não era “suficiente”, e sim porque o leite sai mais rapidamente pela mamadeira e, com isto, o bebê se alimenta de maior quantidade em menos tempo, o que o ajuda a prolongar seu sono, dia e noite.

Água para o bebê: até aos 6 meses de idade
A necessidade média diária de água para o bebê saudável, até aos 6 meses de idade, é de cerca de 700 ml.

"A substituição da fórmula com leite de vaca por uma fórmula feita com soro hidrolizado é efetiva no tratamento da cólica infantil", informou a equipe chefiada por Peter L.B.J Lucassen, da Universidade Vrije, em Amsterdã (Holanda).

Água para o bebê: até aos 6 meses de idade
Como já mencionado, essa quantidade é completamente obtida através do leite materno, caso seja essa a única fonte de alimentação. Porém, se o bebê se alimenta apenas com leite em pó, é necessário dar cerca de 100 a 200 ml de água por dia aproximadamente.

A mamadeira deve ser reta, não curva, pois mamadeiras curvas facilitam o fluxo do leite e menos esforço para o bebê sugar. O mamilo deve ser redondo para se parecer com o formato do mamilo da mãe. Além disso, deve ser longo para que possa tocar o ponto de encontro do palato duro com o palato mole, como na amamentação.

De acordo com o conhecimento e estudos médicos, a resposta é não. O bebê preferencialmente deve beber exclusivamente o leite materno até pelo menos os 6 meses1.