Quem dá com alegria?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

2 Coríntios 9 Ouvir
Porque bem sei a prontidão do vosso ânimo, da qual me glorio de vós para com os macedônios; que a Acaia está pronta desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado muitos.

(2 Coríntios 9:6) A colheita será justa
6 Mas digo isto: O que semeia com moderação, também colherá com moderação; e o que semeia em abundância, em abundância também ceifará. As palavras moderação e abundância afirmam um princípio que é verdadeiro como provérbio, baseado na experiência agrícola comum.

Jesus ensina Seus discípulos a guardar os mandamentos porque Ele sabe que, ao seguirmos Seu exemplo, começaremos a sentir alegria e, ao seguirmos Seus caminhos, chegaremos à plenitude da alegria. Ele explicou: “Tenho-vos dito essas coisas, para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa”.

Na Bíblia, encontramos um livro que foi escrito, no fundo de um cárcere, pelo apóstolo Paulo. Quando o lemos, parece que cada palavra traduz uma verdade, trata-se da carta aos Filipenses. No capítulo 4, verso 4, está escrito: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos”.

"Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos." Levar a preciosa semente é levar a Palavra Revelada, que vem da Eternidade!

O Salmo 126 é um cântico comunitário de confiança que habilmente emprega metáforas para proclamar Deus como aquele que traz alegria da tristeza, riso das lágrimas e bem do mal. É a história de um grupo de pessoas relembrando um momento de grande alegria e esperando por ele novamente.

3 Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres. 4 Traze-nos outra vez, ó Senhor, do cativeiro, como as correntes das águas no sul. 5 Os que semeiam em lágrimas ceifarão com aalegria.

Em 1 Coríntios 3:9–23, aprendemos que Paulo estimulou os membros da Igreja em Corinto a edificar o fundamento de sua fé sobre Jesus Cristo e a permitir que o Espírito habite na Igreja.

Introdução. O Apóstolo Paulo ensinou que as provações e aflições da vida são temporárias e pequenas se comparadas com as bênçãos da eternidade. Ele também ensinou aos membros da Igreja em Corinto a respeito do Juízo Final e testificou que Jesus Cristo possibilitou que nos reconciliemos com Deus.

Salmo 96 - Para aumentar a alegria de viver
Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia. Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas. Porque grande é o Senhor, e digno de louvor, mais temível do que todos os deuses.

Salmo 32, o verso 11 diz assim: “Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós justos; e exultai, todos vós que sois retos de coração”. Alegrar é uma ordem, regozijar é outra e exultar é outra, então, podemos perceber três degraus nesse versículo: “alegrai-vos, regozijai-vos e exultai”.

Os principais ensinamentos bíblicos sobre alegria
Isso indica que o resultado da nossa devoção e boas ações é o bem-estar pleno, e que contra isso não há nada que se possa fazer. Em seguida, também podemos mencionar Salmos 16:8-9, em que está claro que o coração e alma se tornam alegres quando se habita em Deus.

Filipenses - a carta da alegria: comentário bíblico é um estudo panorâmico da vida do apóstolo Paulo durante o tempo em que, mesmo na prisão escreveu essa “carta da alegria” para os cristãos filipenses.

3 Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, 4 Fazendo sempre com alegria súplica por vós em todas as minhas orações, 5 Pela vossa comunhão no evangelho desde o primeiro dia até agora.