Quem dá a luz aos cavalos-marinhos?

Perguntado por: uduarte3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

É estranho ouvirmos que um macho pode gestar e dar à luz a sua cria, mas no reino animal isso é possível de ocorrer. Os cavalos-marinhos são um dos raros animais capazes dessa inversão de papéis, onde os machos recebem os ovos, fertilizam, gestam e ao fim dão à luz os filhotes.

O cavalo-marinho é vendido para fora do país a US$ 13 cada um, cerca de R$ 25.

Hippocampus japapigu é o cavalo-marinho pigmeu descoberto no japão. A espécie Hippocampus japapigu, mede menos de 2 centímetros. São encontrados no sudeste asiático em recifes de corais.

Na costa brasileira, estão distribuídas por todo o litoral e são encontradas em recifes, baías e bancos de algas, além de manguezais e lagunas. O cavalo-marinho de focinho longo H. reidi é o mais comum nos estuários brasileiros.

No cavalo-marinho, há uma bolsa incubadora especializada no macho onde a fêmea coloca seus ovócitos, que posteriormente serão fertilizados pelos espermatozoides dele. Inicia-se então o desenvolvimento no interior do corpo do macho, e a gestação dura entre 9 e 69 dias.

Em média, uma égua carrega seu bebê por pouco mais de onze meses. O processo de nascimento geralmente leva menos de uma hora. Depois de apenas alguns minutos de vida, o potro é capaz de se levantar. A primeira fase da vida de um cavalo é como um potro.

A reprodução de algumas espécies de animais de maneira assexuada, também conhecida como partenogênese (que significa “partos virgens”), não é uma novidade para os especialistas, uma vez que já é bem conhecido que esta é a forma de reprodução de várias espécies de lagartos.

Os cavalos-marinhos estão na lista de espécies vulneráveis de espécies ameaçadas de extinção da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Se recomenda nunca pegar estes animais com as mãos e somente com vidro transparente e não contaminar as águas próximas com o uso de protetores solares.

Sabemos que a égua é a fêmea do cavalo e que esses reproduzem entre si.

Quanto à reprodução, a estratégia da maioria dos invertebrados marinhos não funciona aqui. Em geral, os gâmetas e os ovos são retidos pelos pais ou, então, são fixados a alguma estrutura do fundo para não serem arrastados pelas correntes.

5 anos

No meio ambiente, os cavalos-marinhos vivem cerca de 5 anos, mas, em laboratório, sem predador, chegam a bem mais tempo", explicou. Atualmente, 14 casais de cavalos-marinhos vivem no Projeto Hippocampus.

5 – Não retire cavalos-marinhos da água
Ao retirar cavalos-marinho da água, eles se sentem muito estressados e podem morrer asfixiados. Eles respiram por brânquias, que são estruturas sensíveis para respiração aquática.

Isso acontece porque, após o acasalamento, a fêmea transfere os ovos para a bolsa incubadora do macho, onde ocorre a fertilização. A gestação dura de 14 dias a 1 mês, podendo gerar até 1.000 filhotinhos de uma só vez. Entretanto, acredita-se que somente cerca de 3% dos filhotes de cavalo-marinho sobrevivem.

Apesar dos mecanismos de defesa, há muitos predadores desses animais. Caranguejos, peixes carnívoros e humanos estão entre os predadores mais comuns dos cavalos-marinhos. Cavalo-marinho Hippocampus satomiae em coral.

Existem cerca de 50 espécies de cubomedusas, mas apenas algumas contêm veneno que pode ser letal para as pessoas – incluindo a espécie australiana, Chironex fleckeri, que é considerada o animal marinho mais venenoso, de acordo com o Serviço Oceânico Nacional.

O número de filhotes também varia de acordo com a espécie, mas em média nascem de 300 a 500 filhotes. Após o nascimento, eles vivem à deriva na coluna d'água se alimentando de pequenos crustáceos.

Essa é melhor forma de interpretarmos que os cavalos sentem amor pelas pessoas com quem convivem. O primeiro sinal é a observação dos orelhas dos equinos. Se as orelhas do seu cavalo se apresentam soltas e relaxadas na sua presença, pode indicar que ele está confortável com a sua companhia.

Cavalos-marinhos são considerados espécies que exemplificam a importância da conservação do ambiente marinho, e isto é porque eles são carismáticos e facilmente reconhecíveis, podendo ser encontrados em todo o mundo, inclusive em alguns dos habitats mais ameaçados como nas pradarias, manguezais, recifes de coral e ...

Você sabe de onde surgiu o nome do cavalo-marinho? kampos (monstro marinho). como animal de tração na carruagem de Poseidon, Deus das profundezas do mar!