Quem cuida do tráfico de animais no Brasil?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Suspeita de tráfico de animais: entre em contato com a Linha Verde do IBAMA (0800 61 8080), passe as informações e solicite auxílio sobre as atitudes que podem ser tomadas; 2.

O Ibama fiscaliza empreendimentos e atividades que envolvem a criação, venda e exposição de espécies da fauna, e também atua no combate à caça, à captura de espécimes na natureza e aos maus tratos aos animais.

O tráfico de animais no Brasil é intensificado graças a biodiversidade que o país apresenta. O tráfico de animais consiste no ato de retirar animais de seus habitats naturais e comercializá-los. Os principais destinos das espécies são os laboratórios e colecionadores.

O Policiamento Ambiental é a unidade especializada da Policia Militar que tem atribuição constitucional de prevenção e repressão das infrações cometidas contra o meio ambiente, atuando em áreas como proteção da flora, fauna, pesca, e áreas especialmente protegidas, assim como os crimes cometidos contra o meio ambiente.

As espécies mais visadas são os psitacídeos (araras, papagaios e periquitos), passeriformes (passarinhos), dendrobatídeos (rãs venenosas e coloridas), primatas e lepidópteros (borboletas). Além disso, de cada 10 animais traficados, 9 morrem antes de chegar ao seu destino final.

Denúncia. A sociedade tem um papel importante no combate ao tráfico de animais silvestres. Cabe à população denunciar os traficantes à polícia os traficantes, bem como apontar criações e comércios ilegais de animais silvestres. As autoridades policiais precisam dessa colaboração para desmontar redes de tráfico.

É necessário aumentar a transparência e integração das informações públicas; aprimorar a coordenação dos órgãos de comando e controle, as ações e mecanismos de fiscalização; rever as regras de punição a traficantes e organizações criminosas; entre outras medidas.

Animais para produtos e subprodutos
Nesta modalidade os animais traficados são usados para fabricar adornos e artesanato. Normalmente, se comercializam couros, peles, penas, garras, presas, souvenir para turistas, além de diversos outros.

Medicina Veterinária
Um médico veterinário cuida da saúde de animais domésticos, silvestres e de grande porte.

A fiscalização ambiental e a aplicação de penalidades administrativas. A geração e a disseminação de informações relativas ao meio ambiente. O monitoramento ambiental, principalmente no que diz respeito à prevenção e controle de desmatamentos, queimadas e incêndios florestais. O apoio às emergências ambientais.

  1. Não compre objetos e bijuterias com penas de animais.
  2. Conheça a Lei de Crimes Ambientais.
  3. Não compre animais silvestres.
  4. Denuncie tráfico de animais silvestre à Linha Verde do Ibama – 0800618080.
  5. Passe essa dica adiante.

Por abrigar a maior biodiversidade do planeta, o Brasil é um dos principais alvos do tráfico de animais. Outro fator que contribui para essa prática no país é a falta de fiscalização e de punições severas.

De acordo com o Pnuma, o pangolim é o animal mais traficado do mundo.

Cabe ao poder publico zelar pela proteção dos animais de rua conforme interpretação extensiva de dispositivos constitucionais. Nossa Constituição Federal trás em seu capitulo VI, através do artigo 225 e seus parágrafos e incisos algumas possibilidades de preservação do meio ambiente e dos animais.

Literalmente, cão em treinamento de ataque. Os K9 são cachorros especialmente adestrados para o emprego policial em uma variada gama de funções como detecção, guarda, resgate e patrulhamento.

Lucas Santos recebeu um alerta da produção da Record para parar de maltratar os animais em A Fazenda 14. Nesta segunda (26), o ator cuidava dos bezerros quando perdeu a paciência pela demora e pediu, em tom de brincadeira, para os bichos andarem logo "para ele não sair na mão" com eles.

O tráfico de animais é uma prática ilegal que consiste em retirar os animais de seu habitat natural e vendê-los clandestinamente a laboratórios de pesquisas, pet shops e até para colecionadores.

Segundo a Renctas, de cada 100 animais capturados ilegalmente no país, 70 são vendidos em território nacional e 30 são destinados ao exterior. Um dos fatores que explica o Brasil ser uma das principais rotas do tráfico é a grande biodiversidade, o que o torna um alvo direto das quadrilhas e organizações criminosas.

A Indústria Pet e seus números
São 54,2 milhões de cães, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes, 39,8 milhões de aves e mais 2,3 milhões de outros animais. O total é de 139,3 milhões de pets, o que demonstra a força potencial do nosso setor na economia brasileira.

Cerca de 35 milhões de animais silvestres são traficados e vendidos ilegalmente por ano em todo território brasileiro.

De acordo com a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), o comércio ilegal de animais movimenta 2 bilhões de dólares por ano no Brasil. O órgão também indica que, anualmente, 38 milhões de animais silvestres são retirados ilegalmente das florestas brasileiras.