Quem cuida do clima no mundo?

Perguntado por: icamacho . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Sobre o IPCC - O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) é o órgão da ONU para avaliar a ciência relacionada às mudanças climáticas.

O meteorologista estuda a atmosfera da terra, seus fenômenos naturais e as variações climáticas. O profissional precisa entender, analisar e predizer os fenômenos climáticos. Além de estabelecer medidas de controle sobre a atmosfera, com relação a chuvas, geadas e furacões.

Novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente destaca que é preciso uma transformação nos setores de eletricidade, transporte, construção, sistema financeiro e alimentar; para manter o aquecimento global em 1,5°C, as emissões devem cair 45%; Brasil reduziu ambição climática em 2020.

Os climas são classificados pelos meteorologistas e climatologistas com base principalmente na temperatura e na umidade.

O clima da Terra é moderado por um conjunto de ciclos de interação: a atmosfera, hidrosfera (água líquida e vaporizada), criosfera (água congelada), superfície terrestre e biosfera (organismos vivos).

Sobre o IPCC - O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) é o órgão da ONU para avaliar a ciência relacionada às mudanças climáticas.

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução declarando que todas as pessoas no planeta têm direito a um meio ambiente limpo e saudável.

Empenho imediato necessário - De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), limitar o aumento da temperatura média global a 1,5º exige uma redução de 45% nas emissões de dióxido de carbono (CO2) até 2030 ou redução de 25% até 2030 para mantê-la em 2º.

Sob o ponto de vista oficial, o principal órgão responsável pela sistematização e divulgação de estudos relacionados com o aquecimento global é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Um meteorologista é um cientista profissional que estuda o clima, o ambiente atmosférico e os fenômenos que nele ocorrem.

Como ingressar na profissão de Meteorologia
Para poder atuar no mercado de trabalho, o profissional de Meteorologia precisa de formação em curso superior reconhecido pelo MEC.

A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas representa um plano de ação que promove a vida digna e estabelece metas para erradicar as desigualdades sociais no âmbito global.

A Agenda 2030 é um guia para a comunidade internacional e um plano de ação para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

Essa esperança deve orientar as decisões político-econômicas desta década, segundo o WWF-Brasil. Estamos muito longe da meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais e evitar os piores riscos das mudanças climáticas.

2.7.8.
O INPE lidera a Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais – Rede CLIMA, instituída pelo MCTI com o objetivo de gerar e disseminar conhecimento e tecnologia para que o Brasil possa responder às demandas e desafios provocados pelas mudanças climáticas globais.

Essas mudanças podem ser naturais, como por meio de variações no ciclo solar. Mas, desde 1800, as atividades humanas têm sido o principal impulsionador das mudanças climáticas, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás.

O efeito estufa é um mecanismo atmosférico natural que mantém o planeta aquecido nos limites de temperatura necessários para a vida na Terra. Esse fenômeno atmosférico acompanha a vida do planeta desde o início da sua existência.

A mudança do clima não pode mais ser evitada. Os principais climatologistas com alguma projeção pública ainda afirmam que podemos evitar os piores efeitos. O IPCC ainda propõe uma meta de limitação do aquecimento global que seria capaz de diminuir os piores riscos.