Quem cuida de quem cuida livro?

Perguntado por: msantos2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Deus cuida de quem cuida Cuidamos de nós mesmos e da doutrina Cuidamos uns dos outros Este livro é dirigido a presbíteros, pastores que instruem (docentes) e pastores que governam (regentes). Na verdade, a diferença que geralmente é feita tornou-se artificial em função dos sistemas de governo das igrejas.

No mundo terreno, podemos chamá-los de cuidadores, seres que se dispõem a tomar conta do outro, dar atenção, carinho, afagar e puxar a orelha, que sabem a hora de falar e o momento de silenciar, de participar e recuar, de ser presente e se ausentar, consolam na aflição e dão conselhos.

Objetivo. O projeto “Cuidando de Quem Cuida” tem como objetivo disponibilizar para as equipes da assistência ao paciente e sua família em sofrimento um espaço continente de discussão em grupo, favorecendo o compartilhar de vivências relacionadas aos casos atendidos e a expressão de sentimentos destas vivências.

A função do cuidar, implica assim, nesta capacidade de, frente ao outro, interno e/ou externo, suportar os ataques das desidealizações, visto que, como objeto idealizado está cindido. Suportar as faltas em si mesmo e no outro, nos aproxima da possibilidade de cuidar.

Cuide de quem cuida de você. Ignore quem tentar te derrubar e cuide de quem cuida de você. Só merece moral quem sabe dar moral. Cuide de quem ainda está do seu lado e que você gosta, porque mais tarde, saudade não vai ser suficiente pra faze-la voltar.

Significa que você está cuidando da sua integridade física para poder também cuidar da integridade física dos pequenos, senão nenhum dos dois será cuidado. Então não se pode pretender passar horas e horas de prontidão cuidando de um familiar doente sem dormir.

Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro”.

Autocuidado emocional, intelectual, espiritual, social e físico. Cuidar do bem-estar envolve estes cinco pilares.

Este é o exercício do autocuidado: conhecendo aquilo que nos faz bem e aquilo que precisamos para nos sentir seguros, saudáveis e em equilíbrio é que podemos ir em busca disso. Em especial, aprendendo a dizer os “nãos” necessários para tudo o que não vai nos beneficiar ou atender nossas necessidades de cuidado.

Ajudar, dar, entregar, contribuir, alimentar, estender a mão, escutar, proteger, acudir e abraçar.

Cuidar não é fazer pelo outro, mas ajudar o outro quando ele necessita, estimulando a pessoa cuidada a conquistar sua autonomia, mesmo que seja em pequenas tarefas. Isso requer paciência e tempo. O autocuidado não se refere somente àquilo que a pessoa a ser cuidada pode fazer por si.

7 formas de praticar o autocuidado

  1. Começar a terapia que vem adiando há algum tempo;
  2. Fazer atividade física;
  3. Ter bons hábitos de higiene com o corpo;
  4. Ir regularmente ao médico e fazer exames de rotina;
  5. Buscar uma vida social prazerosa com momentos relaxantes;
  6. Ter uma boa noite de sono;
  7. Aprender a dizer não.

Cuidar e educar significa compreender que o espaço/tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade (FOREST, 2003, p. 02).

Educador é o sujeito responsável por coordenar, na relação com o outro, os processos de ensino e aprendizagem. Isso significa que o educador é um profissional que investe no processo de desenvolvimento do educando, sempre ciente do que ele, efetivamente, necessita aprender.

O conceito de educar vai muito além do ato de transmitir conhecimento, educar é estimular o raciocínio, é aprimorar o senso crítico, as faculdades intelectuais, físicas e morais. O homem é um ser que precisa de orientação e informação.

Quem ama cuida, quem ama quer estar junto, se preocupa, quer a felicidade do outro. Quem ama proporciona em maioria, sorrisos, e não lágrimas. Quem ama seca as lágrimas e não as causa.

Criado juntamente com a AlmapBBDO, o comercial "Onde tem Amor tem Cuidado" mostra a ânfora da marca se transformando em um coração. A ideia é destacar que, em tempos de pandemia, amar é cuidar. A narração convoca o público a respeitar os protocolos de segurança e o isolamento social.

Cuidar das pessoas que amamos envolve ouvir com empatia, oferecer apoio emocional, estar presente nos momentos difíceis e celebrar os momentos de alegria juntos. O cuidado nas relações fortalece os vínculos afetivos, promove a confiança e o bem-estar emocional.