Quem cuida da saúde emocional?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Celebrar o Dia do Psicólogo é algo extremamente significativo. Ao cuidar de uma pessoa, esse profissional cuida da sociedade como um todo!

Saúde emocional nos ajuda a entender as raízes das nossas emoções, a reagir às situações de maneiras que possam nos ensinar mais acerca de nós mesmos e das outras pessoas, e a encarar os altos e baixos inevitáveis da vida com mais confiança e equilíbrio.

Cuidar de usuário portador de transtorno mental inserido em Residência Terapêutica ou que esteja aos cuidados do Programa de Saúde Mental; II. Facilitar e contribuir para que o usuário execute suas atividades diárias, tais como alimentação, higiene pessoal; III.

Confira 7 dicas de como cuidar da saúde mental!

  1. Adote uma alimentação saudável. ...
  2. Faça uma terapia com profissional. ...
  3. Invista na qualidade do seu sono. ...
  4. Pratique exercícios físicos. ...
  5. Saiba escolher com quem se relaciona. ...
  6. Pratique o amor-próprio. ...
  7. Tenha um tempo para meditar.

Cuidar da saúde mental é fundamental, visto que impacta diretamente na qualidade de vida da pessoa, no seu raciocínio, emoções, comportamentos e na maneira como se relaciona com os outros. Isso vale desde criança, para evitar a e que ela se prolongue com o passar do tempo.

Qual a diferença saúde mental e saúde emocional? Enquanto a saúde mental trata de um estado de equilíbrio psicológico e da inexistência de distúrbios como a depressão e a ansiedade, a saúde emocional abrange o estado de espírito de indivíduo.

As desordens emocionais podem mexer com o nosso sistema nervoso, causando algumas reações, como alterações visuais, insônia, formigamento, e também, as enxaquecas e cefaleias. Quando a dor de cabeça não está relacionada a nenhum tipo de doença, ela pode ser o resultado de um esgotamento mental.

Os melhores exercícios físicos para a saúde mental

  1. Caminhadas e corridas. A caminhada é um ótimo exercícios para a saúde mental. ...
  2. Yoga. O Yoga é um exercício que ajuda a melhorar a saúde mental. ...
  3. Esportes em equipe. Esportes em equipe, como o vôlei, são ótimos para a saúde mental. ...
  4. Aulas na academia. ...
  5. Musculação.

5 tipos de autocuidado para incluir no dia a dia

  1. Autocuidado emocional. Ah! ...
  2. Autocuidado intelectual. Muita gente não tem cuidado do próprio intelecto. ...
  3. Autocuidado espiritual. ...
  4. Autocuidado social. ...
  5. Autocuidado físico.

Se estiver com dificuldades em lidar com as suas emoções, com a realidade desse momento ou com frustrações, procure uma ajuda profissional. Existem diferentes alternativas de profissionais e serviços de psicologia que podem lhe auxiliar a lidar com os momentos difíceis da vida.

Transtorno bipolar
Essa é das doenças mentais mais comuns na sociedade moderna. Esse desequilíbrio provoca oscilações imprevisíveis no estado emocional, afeta o humor e tem relação muito próxima com a depressão.

Aquele que tem como missão cuidar de vidas humanas também requer cuidados, estamos falando dos profissionais da área da saúde. A saúde do médico é muitas vezes negligenciada em prol da vida e bem-estar de seus pacientes.

A função do cuidador de idosos é ajudar com necessidades básicas do indivíduo cuidado, como higiene, alimentação, companhia e remédios. O cuidador de idosos deverá dar banho, trocar fralda, trocar roupa, ajudar nos momentos de alimentação, auxiliar com os remédios, fazer companhia, entre outras atividades.

A Psicologia costuma olhar para os problemas psicológicos pela perspectiva filosófica, social e comportamental do indivíduo, buscando compreender as causas. A Psiquiatria atua pela visão médica, identificando os transtornos e prescrevendo os medicamentos adequados.

Deus pode ajudar a controlar as suas emoções.
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

Implica em saber reconhecer as próprias emoções em si e nos outros e especialmente ser capaz de administrar bem seus sentimentos. Nota-se que é um conceito abrangente e bastante individual. Assim ter uma saúde emocional não é apenas estar livre de problemas como depressão, ansiedade, pânico e fobias.