Quem criou Talmud?

Perguntado por: lbeiramar . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

O Talmud tem um caráter dinâmico. Foi engendrado por seus arquitetos rabínicos como um instrumento de adaptação da religião judaica às circunstâncias variáveis da vida. Ele sem dúvida, expressa de maneira clara as experiências práticas dos grandes mestres de Israel em relação à Torá.

O Talmud, que tem 1.500 anos, é um texto tortuoso que inclui as interpretações da Halakha bíblica, ou lei judaica, ética e narrativas repletas de digressões e discussões entre rabinos.

De fato, Talmud Berachot 8b nos diz que um judeu deve revisar uma porção da Torá duas vezes por semana, e novamente em tradução e terminar a Torá a cada ano. Não há dúvida de que a Bíblia, como Lei Escrita, é o centro do Judaísmo, e que embora o Talmud possa conter discussões sobre a Lei Oral, a Bíblia tem precedência.

Existem duas versões do Talmude: uma da Palestina, de cerca de 200 d. C., e outra da Babilónia, de cerca de 499 d. C.

A diferença entre o Talmude e a Torá
Enquanto a Torá são as instruções e leis seguidas pelos judeus, o Talmude auxilia na compreensão e interpretação desses ensinamentos. O Talmude foi criado porque os ensinamentos eram passados ao povo Judeu através da Torá oral.

O Talmud está dividido segundo as Ordens da Mishná. A Mishná, por sua vez, se divide em seis sessões básicas (Sedarim), ou Ordens. As ordens contêm tratados que são subdivididos em capítulos. Existem no Talmud 517 capítulos ordenados em 63 Tratados.

Judá HaNasi

Provém de um debate entre os anos 70 e 200 da Era Comum por um grupo de sábios rabínicos conhecidos como 'Tanaim' e redigida pelo Rabino Judá HaNasi, que terminou sua obra no ano de 189 EC.

O rabino explica ainda que a Torá é um guia prático para os judeus, possuindo 613 mandamentos. Através das palavras da Torá, que significa ensinamento, os praticantes do Judaísmo podem aprender como agir em diversas situações.

O Midrash é, assim, uma coletânea das histórias bíblicas que as escrituras escondem entre suas linhas, mas que podem ser encontradas por aqueles que sabem escutar a sabedoria milenar herdada de nossos antepassados. A seguir, uma coletânea de midrashim sobre a narrativa do Êxodo.

Tanakh (Bíblia Hebraica), Thorah (Lei Escrita), Lei Oral, Midrash, Mishna (Lei Judaica), Talmude (ensinamentos), Fontes do Direito hebreu.

  1. Evite estudar sozinho. Embora o estudo do Talmud tenha entrado na moda, próximo ao estudo da Cabalá, jamais deve ser estudado sozinho - você apenas ficará confuso. ...
  2. Estude com um parceiro ou com um grupo. ...
  3. Lembre-se do que está fazendo.

A Mishná é o resultado final de um processo redacional, no qual os sábios de Israel não mediram esforços para compilar, por meio de um esme- rado trabalho, sempre pautado pela desenvoltura no conhecimento da Torá escrita e oral, concluído em meados do ano 219 d.C.11.

A Thorah, segundo os rabinos, possui 613 preceitos, 248 mandamentos e 365 proibições, cujo conteúdo teria sido escrito por Moisés até 1225 a.C. Algumas Nações nasceram para brilhar – caso de Israel –, uma vez não se tratar de uma história qualquer, incluindo o legado deixado à Humanidade, por meio do Judaísmo – antigo ...

Torá

O velho testamento é chamado pelos Judeus de Torá, e é seguido tanto pelos judeus, como por cristãos.

YHWH

Os judeus acreditam que YHWH (Javé ou Jeová, em português) seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus.

Embora, não haja identificação clara do autor, a teologia atribui a escrita da Torá à Moisés, o profeta escolhido para libertar o povo de Israel da escravidão do Egito, segundo a tradição.

Na Bíblia, existem os Dez Mandamentos, ou Decálogo, que consistem em dez regras dadas por Deus ao Seu povo, para que tivessem uma vida mais feliz e próspera. O Senhor deu esses mandamentos a Moisés, que os escreveu em tábuas de pedra. Os Dez Mandamentos se encontram em Êxodo 20.

Continuar lendo Quem criou o Sol?