Quem criou planejamento?

Perguntado por: ggomes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

A origem mais remota do planejamento estratégico pode ser identificada nas mais antigas civilizações, onde os reis, governantes e administradores sempre tiveram a necessidade de decidir antecipadamente o que fazer, o porquê fazer, como fazer e o quando fazer, para alcance do sucesso e avanço de seus recursos no longo ...

Conclusão. O planejamento é uma importante função da administração que permite às organizações alcançar seus objetivos de maneira estruturada e eficiente. A partir de uma análise cuidadosa da situação atual, do ambiente externo e de suas metas, é possível estabelecer estratégias e ações claras e alinhadas.

O planejamento estratégico surgiu com a necessidade militar e as organizações adaptaram- no buscando responder às constantes mudanças do mercado proporcionando assim, um maior desenvolvimento no meio ambiente onde atuam e assegurando a sobrevivência.

O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas.

Quais são os 4 tipos de planejamento?

  • Planejamento estratégico;
  • Planejamento tático;
  • Planejamento operacional;
  • Planejamento financeiro.

Etapa 1: Construção de Premissas ou Fundamentos; • Etapa 2: Grandes Escolhas; • Etapa 3: Elaboração do Plano estratégico; e • Etapa 4: Implantação e Monitoramento do Plano.

Para isso, você precisa entender os principais níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional, que se diferenciam no prazo das ações, nos níveis hierárquicos envolvidos e como cada planejamento influencia no resultado geral da organização.

Observador e visionário, Drucker ficou conhecido como o pai da administração moderna, ampliando a perspectiva da sociedade sobre o que é gestão e o papel essencial das pessoas para o sucesso de qualquer empresa.

Já para Pasquale (2012), planejamento é o processo de elaborar o plano, que é em documento escrito: planejamento é a ação, enquanto o plano é o resultado. Ou seja, o plano pode ser considerado como a conversão de uma ideia ou pensamento em algo físico. Planejar se tornou um ato fundamental para gestão e administração.

Plano ou programa detalhado: 2 plano, programa, planificação, planeamento, projeto, roteiro, esquema, proposta.

5 dicas para você ter sucesso em seu planejamento

  1. 1) Analise sua situação atual e identifique onde você quer chegar. ...
  2. 2) Estabeleça responsáveis por cada processo. ...
  3. 3) Tenha métricas de antes e depois. ...
  4. 4) Metas: seja ousado mas não tire os pés do chão. ...
  5. 5) Monitore.

O Planejamento Estratégico Situacional - PES - foi desenvolvido pelo economista chi- leno Carlos Matus, a partir da década de 70, como um método mais flexível, permitindo 114 Page 3 trabalhar com a complexidade dos problemas sociais.

Segundo Kotler (1992, p. 63), “planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”.

Jules Henri Fayol foi o autor e criador da Teoria Clássica da Administração. O autor destacou que a empresa é como uma organização que deve iniciar com uma estratégia, um plano e que, para isso, o administrador deve definir os seus objetivos para poder praticar o seu plano de administração.

O planejamento auxilia na orientação, organização e concretização daquilo que se desejar alcançar. Pode-se dizer que o planejamento é um importante aliado ao exercício do trabalho profissional.

Se o planejamento consiste no processo de tomada de decisões, o plano é a formalização dos diferentes momentos desse processo. O plano se configura, portanto, num registro escrito, apresentado sob a forma de um documento, que descreve o planejado.