Quem criou os juros?

Perguntado por: dlessa . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Os sumérios, povo que viveu na região da Mesopotâmia, já utilizava ideias sobre juros simples e compostos, assim como, crédito. Nessa época – 2100 a.C – esse povo fazia seus registros em tábuas de argila, onde das mais de 50 000 encontradas, 400 eram totalmente voltadas à matemática.

Aqui, os juros servem como uma segurança para as instituições financeiras, protegendo-as contra um eventual calote e compensando os riscos envolvidos na negociação. Não por acaso, você também precisa arcar com juros quando atrasa um pagamento.

Louis Bachelier

Louis Bachelier nasceu na França, em Le Havre, no ano de 1870.

5 de março de 1999

Também conhecida como a taxa básica de juros do Brasil, a Selic é um forte indicador da economia. Nos moldes como é aplicada hoje, ela foi criada em 5 de março de 1999, em substituição à Taxa Básica do Banco Central (TBC).

7 principais tipos de juros

  • Juros simples.
  • Juros compostos.
  • M = C (1+i) t.
  • Juros nominais.
  • Juros reais.
  • Juros de mora.
  • Juros rotativos (ou juros do cartão)
  • Juros sobre capital próprio.

A Taxa Selic hoje está em 13,75% ao ano. Ela foi decidida no dia 1 de fevereiro de 2023 pelo Copom, que decidiu manter a taxa.

Com isso, o BC encerra uma sequência de altas da Selic promovida desde o início de 2021. Naquela época, a Selic era de 2% ao ano –menor patamar da história. A taxa, contudo, foi elevada 12 vezes por decisão do Copom até chegar a 13,75% ao ano em agosto – maior patamar desde janeiro de 2017, ou seja, em quase seis anos.

“Juros” é um conceito básico no mundo das finanças e pode ser definido como o rendimento de uma aplicação financeira. O juro é aquele valor a mais que você paga quando atrasa um pagamento ou quando paga por um empréstimo, por exemplo.

Quando o Banco Central quer reduzir a inflação, ele aumenta a Taxa Selic porque, assim, aumentará o “custo” do dinheiro. Com isso, fica mais caro pegar empréstimos, fazer financiamentos e consumir.

Por que a taxa de juros no Brasil está subindo? A alta da taxa de juros no Brasil e no exterior é decorrente da disparada da inflação. Embora cada país tenha suas particularidades, a pressão inflacionária também tem causas comuns.

Quando a taxa sobe, os juros cobrados em financiamentos, empréstimos e no cartão ficam mais altos e isso desencoraja o consumo — o que, por sua vez, estimula uma queda na inflação. Por outro lado, se a inflação está baixa e o BC reduz os juros, isso barateia os empréstimos e incentiva o consumo.

O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”.

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.

Assim, a Selic a 7% ao ano é o menor nível já registrado para a taxa básica de juros na história do país desde sua criação em julho de 1997.