Quem criou os diques?

Perguntado por: igeraldes . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Os sumérios originaram a construção de sistema de irrigação de terraços. O Egito iniciou o controle do fluxo de água do rio Nilo. Projetava os níveis de água durante os períodos do ano através do sistema de irrigação, construção de diques e utilização de tubos de cobre para o palácio do faraó Keóps.

Diques e reservatórios no rio Nilo
Assim, às margens do Nilo foram construídos diques e reservatórios, a fim de reter as águas que seriam utilizadas - por meio de canais de irrigação - no tempo de escassez das chuvas para a agricultura, a pecuária e o consumo humano.

O shaduf inventado pelos egípcios permitia bombear água de locais mais baixos para locais mais altos alimentando assim os canais de irrigação e os reservatórios de água.

Os 'Diques da Produção' têm o objetivo de garantir a contenção de água doce e o combate da salinização dos campos naturais inundáveis e implantar grandes canais que permitirão armazenar água para desenvolver projetos nas áreas da piscicultura, agricultura, pecuária, e, ainda, fazer recargas de água subterrâneas e ...

No Brasil, a irrigação teve início com a produção de arroz na década de 1900 no Rio Grande do Sul. Porém, a intensificação do seu uso de deu a partir das décadas de 70 e 80. Segundo dados da FAO (2020), atualmente, o Brasil está entre os dez países com a maior área equipada para irrigação do mundo.

Hatshepsut

No contexto real, no Egito Antigo, podemos destacar Hatshepsut, considerada a mais poderosa rainha, que governou o Egito Antigo no século XV a.C. com toda força política e carisma, ela usava a dupla coroa do faraó, indicando sua soberania sobre as duas terras, ou seja, o Alto e o Baixo Egito.

Set é uma divindade presente na mitologia egípcia conhecida por ser o deus do caos, da guerra e aquele que trazia a desordem. Foi o assassino do próprio irmão, Osíris. Set era uma divindade egípcia que representava o caos, a desordem e o deserto.

Gerada da saliva de Atum, é a deusa da humidade atmosférica.

Os sumérios (4000 a.C. – 1900 a.C.)
Para conter a força das águas e aproveita-las, construíram diques, barragens, reservatórios e também canais de irrigação, que conduziam as águas para as regiões secas.

Dique: obra de engenharia hidráulica com a finalidade de manter determinadas porções de terra secas através do represamento de águas. Comumente constituem estruturas auxiliares de barragens maiores.

As três pirâmides que compõem o Complexo de Gizé foram construídas pelos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos (pai, filho e neto) e são homônimas de seus reis. Foram construídas para abrigarem seus túmulos, “levantando” o faraó para se unir ao deus do Sol, Rá.

São conhecidos pelo nome de hicsos um grupo misto semita-asiático que se estabeleceu no norte do Egito durante o século XVIII a.C. Por volta de 1630 a.C., tomaram o poder, e seus reis governaram o Egito como a décima quinta dinastia (c. 1630-1521 a.C.).

Os hebreus teriam se aproveitado do domínio hicso, estabelecendo-se lá pacificamente e ocupando posições importantes na região. A colaboração hebraica com os hicsos acabou custando caro, e os hebreus passaram a ser escravizados depois que os egípcios expulsaram os hicsos.

o milho era o principal produto cultivado e constituía-se na base da alimentação da população, principalmente na forma de pães. D a agricultura, embora fosse importante atividade econômica, não tinha a mesma relevância que o comércio e o artesanato.

Os diques pegmatíticos são constituídos por rochas graníticas de grão muito grosseiro, e encontram-se muitas vezes associados com os últimos estádios de uma intrusão granítica ou com segregações metamórficas. Diques aplíticos são formados de uma rocha de grão fino com composição granítica.

Normalmente, utilizam-se os seguintes materiais: concreto, terra ou pedras empilhadas nas margens da massa de água que será contida. O importante é que o material consiga resistir o suficiente para não se desfazer e nem se desgastar com a força da água do rio ou lago.

Menés I

Essa primeira experiência política de traço mais centralizador atingiu seu ápice quando o rei do Alto Egito, Menés I, realizou o processo de unificação política que o transformou no primeiro faraó da história do Antigo Egito.

No Brasil, a irrigação teve a sua origem no estado do Rio Grande do Sul, durante a sua colonização, através do cultivo do arroz irrigado por inundação. Através de incentivos governamentais nos anos de 1970 e 1980 a irrigação no Brasil começou a ser expandida e a ocupar maiores áreas.

Em alguns locais, o método também é conhecido como irrigação por gravidade. Trata-se, na verdade, de um dos métodos de irrigação mais antigos da história da humanidade. De acordo com estudos, as civilizações antigas da Mesopotâmia prosperaram devido ao método de irrigação por superfície.