Quem criou os 3 pilares da sustentabilidade?
John Elkington
Alguns anos depois (1994), John Elkington criou o Triple Bottom Line ou Tripé da Sustentabilidade. O método incorpora a visão ecológica nas empresas com base em três princípios: People (Pessoas), Planet (Planeta), Profit (Lucro), também conhecido como os 3Ps da Sustentabilidade.
Quando foi criada a ideia de sustentabilidade?
em 1992
A palavra “Sustentabilidade” é relativamente nova. Esse termo surgiu em 1992, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) colocou oficialmente a sustentabilidade na agenda global – e de uma maneira nunca feita antes.
Quem definiu sustentabilidade?
A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o conceito da seguinte maneira, em 1987: “Sustentabilidade é suprir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.”
Quem criou a sustentabilidade ambiental?
O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment – UNCHE), realizada em Estocolmo em 1972, e cunhado pela norueguesa Gro Brundtland no Relatório “Nosso Futuro Comum” (1987).
Quando surgiu a sustentabilidade no Brasil?
1992
No Brasil, a expressão “sustentabilidade”, ganhou dimensões maiores após a realização da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO), em 1992, no Rio de Janeiro.
Para que serve o tripé da sustentabilidade?
O tripé da sustentabilidade envolve três aspectos fundamentais da administração empresarial: Social, Ambiental e Financeiro. Os quais devem interagir harmonicamente a fim de garantir a integridade do planeta e da sociedade durante o desenvolvimento econômico-industrial.
Quais são os três pilares do TBL?
O conceito funciona exatamente como o nome diz, como um tripé. Esse tripé possui 3 pilares: social, ambiental e econômico. São nesses 3 pilares que uma empresa deve se basear ao medir seus resultados. Esses pilares também são conhecidos como 3 Ps: People, Planet and Profit (Pessoas, Planeta e Lucros).
O que foi o Protocolo Verde?
O Protocolo Verde é uma carta de princípios assinada em 29 de maio de 1995, na qual instituições bancárias públicas e privadas assumem junto ao Governo Federal o compromisso de cumprir um conjunto de medidas socioambientais.
Onde teve origem a sustentabilidade?
O conceito de sustentabilidade teve origem em Estocolmo, na Suécia, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Unche - sigla em inglês), que aconteceu entre os dias 5 e 16 de junho de 1972.
Quais foram os principais marcos históricos da sustentabilidade?
5 momentos históricos que deram origem à sustentabilidade como a conhecemos hoje
- Publicação do livro "A Primavera Silenciosa" ...
- O Clube de Roma. ...
- Conferência de Estocolmo. ...
- Relatório "Nosso Futuro Comum" ...
- ECO-92.
Quais as duas origens da sustentabilidade?
Resposta: A Comentário: a sustentabilidade tem duas origens: biológica e econômica. A primeira se relaciona à resiliência dos ecossistemas frente às “agressões antrópicas” (ou agressões naturais).
O que é a Agenda 2030 da ONU?
É um apanhado de metas, norteadores e perspectivas definidos pela ONU para atingirmos a dignidade e a qualidade de vida para todos os seres humanos do planeta, sem comprometer o meio ambiente, e, consequentemente, as gerações futuras.
Qual é a importância da sustentabilidade?
Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente.
O que é sustentabilidade para que serve?
Sustentabilidade ambiental ou ecológica
Compreende a preservação e manutenção do meio ambiente, cujo principal objetivo é garantir que as necessidades das gerações futuras não sejam prejudicadas pelo uso indiscriminado dos recursos naturais na atualidade.
Quais são os principais benefícios da sustentabilidade?
Sem dúvida, o principal benefício da sustentabilidade para o meio ambiente é sua preservação. Mas, além disso, envolve melhora na economia e qualidade de vida, bem como reduz a incidência dos desastres ambientais, muitas vezes irreversíveis.