Quem criou o tear programável?

Perguntado por: lalves3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Joseph-Marie Jacquard

No início do século XIX, o tecelão Joseph-Marie Jacquard (1752-1834), construiu um tear com uma característica inédita até então: o seu tear era programável. Esse invento teve grande repercussão e conseqüências em sua época.

Tear de Jacquard

tear de Jacquard

Bem, alguns anos atrás, um tecelão e mecânico de teares, o francês Joseph-Marie Jacquard patenteou seu invento: o tear de Jacquard, uma máquina que revolucionaria a fabricação de têxteis, pois tornaria possível a criação de diversos padrões nos tecidos em tempo muito curto.

Como surgiram os Teares e os Tecelões? Há evidências em escavações arqueológicas de teares que datam do oitavo milênio a.c., nas regiões da Mesopotâmia e da Turquia. Formações similares a teares horizontais e instrumentos de urdição foram encontrados em escavações de tumbas egípcias.

O tear jacquard, a programação e os computadores
O francês Joseph-Marie Jacquard, vivenciando esse processo, inventou o tear mecânico, também conhecido como tear jacquard, que iriai revolucionar para sempre a produção de tecidos e mais: pode ser considerado o pai da programação.

Biografia. Em 1804, Joseph Marie Jacquard construiu um tear inteiramente automatizado, que podia fazer desenhos muito complicados. Esse tear era programado por uma série de cartões perfurados, cada um deles controlando um único movimento da lançadeira.

Por volta do século XIII, surgiu na Europa o tear horizontal manual, que substituiu, quase por completo, os teares primitivos, em muitos países. No Brasil, na época do descobrimento, os índios já trabalhavam a “trama e a urdidura” de forma primitiva.

Cartwright é filósofa da ciência, graduada em Matemática pela Universidade de Pittsburgh, doutorou-se em Filosofia na Universidade de Illinois, Chicago.

O tear de Jacquard podia tecer um padrão sem a necessidade da intervenção do operador durante a produção. Usava um sistema de ganchos e agulhas guiados por um padrão armazenado em cartões de papel grosso, perfurados com furos retangulares.

Em 1804, o francês Joseph Jacquard teve uma ideia revolucionária que consistiu em usar cartões perfurados para permitir automatizar os teares criados por Bouchon, de modo a produzir padrões nos tecidos dependentes da posição de furos em cartões.

O tear manual é um aparelho, em que tecelões criam produtos pelo entrelaçamento da urdidura e da trama. Podemos então defini-lo como um equipamento com o qual é possível fazer tecelagem, ou fábrica de tecidos, de espessuras diversas, voltados para os mais diferentes fins.

O que é máquina de tear industrial? É um equipamento que realiza o processo de tecelagem industrial, com matérias-primas que vão desde algodão até fios metalizados.

Foi um mecânico francês, responsável por construir um tear inteiramente automatizado, que podia fazer desenhos muito complicados. Esse tear era programado por uma série de cartões perfurados, cada um deles controlando um único movimento da lançadeira. O instrumento seria um percursos dos computadores modernos.

Um tear funciona mantendo os fios longitudinalmente, o que é chamado a urdidura, sob tensão. Os fios verticalmente orientados são ligados a dois ou mais feixes que se movem para cima e para baixo, separando os fios de urdidura um do outro, e criando um espaço chamado de derramado.

O tear é feito em aparelho mecânico ou eletromecânico e é empregado para fins de tecelagem. Entre as variedades, há o tear de pente liso e o de tricô (ou de pregos). A tecelagem é conhecida por ser uma das formas mais antigas de artesanato ainda presente nos dias de hoje.

1. Máquina para tecer. 2. Aparelho em que o encadernador cose os livros.

Tear de pedal permite a criação de várias padronagens, semelhantes às obtidas nas industrias. Uma das atividades mais antigas do homem, tendo sido encontrados vestígios desde tempos remotos, hoje, a tecelagem manual tem uma conotação muito diferente do que teve no passado, tendo valor artesanal e artístico.

No Brasil, no século XVI, tecidos grosseiros eram fabricados em teares manuais. Posteriormente, é que foram criadas as máquinas de tecer e de fiar. “Hoje, a tecelagem manual tem uma conotação muito diferente do que teve no passado, tendo valor como uma atividade artesanal e artística.

Significado de tecelã: A pessoa que trabalha no tear, confeccionando tecidos.

R$ 1.869

A média salarial nacional de Operador De Máquinas Tear é de R$ 1.869 por mês na localização: Brasil.

1785

Clérigo, poeta e inventor britânico nascido em Nottinghamshire, criador e construtor do primeiro tear mecânico movido a vapor, revolucionando a fabricação de tecidos e aumentando sua produção, o qual patenteou (1785).