Quem criou o tato?

Perguntado por: ibrito8 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

O tato ou tacto é um dos cinco sentidos clássicos propostos por Aristóteles, porém os especialistas o dividem em quatro outros sentidos: sistema somatossensorial (identificação de texturas), propriocepção ou cinestesia (reconhecimento da localização espacial do corpo), termocepção (percepção da temperatura) e ...

Olfato é o sentido humano mais apurado, diz estudo.

O sentido do tato é um dos cinco sentidos, mas, diferentemente dos outros sentidos, ele não é encontrado em uma região específica do corpo, e sim em todas as regiões da pele. A nossa pele é o maior órgão do corpo humano. Ela é repleta de terminações nervosas capazes de captar estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos.

Muitas vezes abordado com caráter místico em histórias sobrenaturais, o sexto sentido na realidade existe e é nada mais que um nome popular dado a um sistema conhecido do corpo que mistura informações de todos os outros cinco e é chamado de propriocepção, ou cinestesia.

Os sentidos

  • Visão: O sistema visual inclui detectar e interpretar luz e imagem. ...
  • Audição: O sistema auditivo é capaz de reconhecer os sons emitidos pelo ambiente. ...
  • Olfato: É o sistema responsável pela captação e reconhecimento de odores. ...
  • Paladar: ...
  • Tato: ...
  • Vestibular: ...
  • Proprioceptivo:

5 atividades para explorar o estímulo tátil nas crianças

  1. Venda nos olhos. ...
  2. A gaveta de texturas. ...
  3. “Adivinhe o que está dentro da sacola” para o estímulo tátil nas crianças. ...
  4. Brincar com espuma. ...
  5. Massinha.

Usar os sentidos contribui para mantê-los – aqui estão algumas formas de preservar o tato.

  1. 1 – Seja gentil com a pele. ...
  2. 2 – Estimule sua pele. ...
  3. 3 – Faça massoterapia. ...
  4. 4 – Aumente o contato. ...
  5. 5 – Compartilhe o amor. ...
  6. 6 – Arranje uma migo peludo. ...
  7. 7 – Desafio o cérebro.

Os corpúsculos de Paccini são encontrados nas regiões mais profundas da pele e são responsáveis por detectar vibrações, pressões fortes ou movimentos rápidos do tecido. Outra estrutura mecanoceptora responsável pelo tato são os corpúsculos de Ruffini. Essas estruturas são estimuladas quando a pele é distendida.

O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de "Masseter", responsável pela mastigação, a fala e os movimentos. Por sua vez, o músculo mais fraco são os das pálpebras, responsáveis pelo movimento dos olhos.

Tradicionalmente, aceitamos que os seres humanos possuem cinco sentidos principais: visão, olfato, paladar, audição e tato.

O nervo trigêmeo é responsável pelo controle dos músculos da mastigação e pelo transporte de informações sensitivas do rosto até o cérebro.

A testa e a ponta dos dedos das mãos são as regiões do corpo mais sensíveis à dor, de acordo com o primeiro mapa da dor humana feito por cientistas da University College London, na Inglaterra.

Entre os problemas que podem prejudicar o tato, temos várias doenças dermatológicas, como a micose, a frieira, a acne, as verrugas e o câncer.

A sensação de cócegas é percebida por terminações nervosas livres que apresentam altíssima sensibilidade. Essas terminações nervosas quando são tocadas enviam diferentes mensagens ao cérebro. Assim como a sensibilidade ao frio, ao calor e até à dor, as pessoas respondem de maneiras diferentes aos estímulos na pele.