Quem criou o som?

Perguntado por: egomes6 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

1877: O inventor norte-americano Thomas Edison desenvolveu o primeiro aparelho prático de gravação sonora. O som era captado utilizando uma campana e registrado por meio de uma agulha que riscava um cilindro de cera.

O som é produzido por vibrações transmitidas para o ar. Essas vibrações geram regiões de compressão e rarefação dos gases atmosféricos que se intercalam periodicamente, de acordo com a frequência da fonte que produz as vibrações.

Os acádios formaram o Primeiro Império da região da Mesopotâmia depois de entrarem em guerra para tirar o poder do povo sumério em torno de 2.300 a.C. Depois da guerra, os dois povos uniram-se e construíram um Império Unificado, também chamado de Império Acádio.

Os sons são usados de várias maneiras, muito especialmente para comunicação por meio da fala ou, por exemplo, música. A percepção do som também pode ser usada para adquirir informações sobre o ambiente em propriedades como características espaciais (forma, topografia) e presença de outros animais ou objetos.

É fácil perceber a importância do som em nosso dia a dia. Capaz de despertar emoções e memórias, além de facilitar a nossa comunicação, o som nos ajuda a nos relacionarmos de maneira mais clara e compreensiva.

Primeira gravação da voz humana com fonoautógrafo em 1860, versão rápida. O francês Édouard-Léon Scott de Martinville desbancou Thomas Edison com esta gravação. Trata-se de uma gravação de 8 de abril de 1860, feita com fonoautógrafo.

Som Brasil é um programa de televisão musical brasileiro produzido pela TV Globo, teve sua estreia em 9 de agosto de 1981. Uma nova fase do programa está sendo exibida desde 10 de agosto de 2022.

O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. Por não haver moléculas no ambiente, as ondas sonoras não são transmitidas, e o resultado de uma explosão no espaço, por exemplo, seria o silêncio.

Como as ondas sonoras nada têm a ver com a radiação eletromagnética que nossos olhos estão equipados para detectar, nunca seremos capazes de ver o som diretamente", explica o professor.

O que faz um som ficar agudo ou grave é a frequência do som. Quanto maior a frequência, mais agudo (alto) é o som; e quanto menor a frequência, mais grave (baixo) é o som. Essa frequência corresponde aos ciclos (oscilações por segundo) da onda sonora.

A palavra som deriva do latim “sonus,i”, que significa “ruído”. substantivo masculino [Popular] Forma reduzida de aparelho de som: ligue o som, por favor!

A primeira música gravada
Partindo para um conceito mais moderno, a primeira música que foi gravada é a obra Au clair de la lune, música francesa de 1860. São apenas 10 segundos registrados de uma voz feminina captada em um aparelho chamado de fonoautógrafo.

Como os sons são produzidos? Todos os sons conhecidos são produzidos por vibrações. Quando agitamos ou tocamos algum instrumento, uma parte dele vibra. As vibrações produzidas se deslocam formando ondas sonoras que são captadas por nossos ouvidos.

As ondas sonoras classificam-se em: som, infrassom e ultrassom.

  • Infrassom. São ondas sonoras extremamente graves e que apresenta uma frequência tão baixa que o ouvido humano não consegue ouvir. ...
  • Som agudo. São sons com frequência entre 3000 e 20.000 Hz, estão na parte mais alta do espectro auditivo. ...
  • Som estéreo. ...
  • Música:

De acordo com a fonética articulatória, os sons produzidos na linguagem humana podem ser divididos em três grupos: consoantes, vogais e glides (ou semivogais).

A música pode contribuir para o controle da depressão, da ansiedade, ajudar a aumentar o otimismo e criatividade. Estudos têm demonstrado que a música pode ajudar a aumentar a imunidade, reduzir a pressão arterial e aliviar a tensão muscular. Todos estes benefícios podem conduzir a um nível mais elevado de bem-estar.

A título de ilustração apresentamos valores típicos medidos em diversos meios: borracha: 54m/s; ar: (a 20°C): 340 m/s; água: 1.450 m/s; granito: 6.000 m/s.

A partir dos 60 decibéis (o mesmo que uma conversa normal), o som já é suficiente para agredir o restante do organismo e também prejudicar o equilíbrio emocional.

De acordo com o estudo, a música pode estimular a concentração, excitação, relaxamento, ajudar a dormir e outros comportamentos humanos. A satisfação e a sensação de prazer que a música causa é capaz de fazer com que um cliente permaneça em um ambiente comercial, por exemplo, levando-o a consumir mais.

Porque o som nos ajuda a ter noção de espaço, de alerta e direcionamento, então, podemos afirmar que as pessoas não conseguiriam viver sem ele, e principalmente sem música. Absolutamente TUDO perderia a graça e o sentido.