Quem criou o Sisu Foi o Lula?

Perguntado por: alima . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), e na época, o responsável pela pasta era o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que idealizou o projeto em 2009 junto ao governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Luiz Inácio Lula da Silva

Em qual governo o Prouni foi criado? O Prouni foi criado durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Na época, o Ministro da Educação era Fernando Haddad que enquanto esteve à frente do MEC, a pasta alcançou o número de mais de um milhão de bolsas de estudos concedidas em universidades privadas de todo o país.

A idealização e criação do Sisu teve como objetivo a democratização do ensino superior no Brasil. Ele é mais um dos programas de governo implementados durante os dois primeiros mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva, quem criou o Sisu, responsável também pela criação do ProUni, em 2005.

O governo em que o Enem foi criado e colocado em prática foi no mandato do então presidente Fernando Henrique Cardoso e tinha como ministro da Educação o político brasileiro Paulo Renato Souza.

O Sisu é o ambiente virtual criado pelo Ministério da Educação para selecionar estudantes para vagas em instituições de educação superior com base nas notas registradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ela foi elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com especialistas em educação, professores e representantes da sociedade civil.

Em 2004, com a criação do Prouni, o Enem começou a servir como forma de obtenção de bolsas para faculdades particulares. Isso fez com que o número de inscritos dobrasse em apenas um ano (atingindo 3 milhões de candidatos).

Quem criou o ProUni e como funciona o exame
O ProUni é uma iniciativa criada pelo Ministério da Educação em 2004, no mandato do ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva.

O Programa Bolsa Família é um programa de transferência de renda do governo federal do Brasil, instituído no governo Lula pela Medida Provisória 132, de 20 de outubro de 2003, e convertida em lei em 9 de janeiro de 2004, pela Lei Federal n. 10.836.

2004

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.

1998

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

A diferença é que o SiSU é o sistema usado para selecionar alunos para a rede pública de ensino superior, enquanto o Enem é o exame que os candidatos fazem para conseguir concorrer às vagas.

Com o aumento da procura, que ultrapassou o número de vagas disponíveis, o então Ministro da Justiça e dos Negócios, Rivadávia da Cunha Corrêa, instituiu o vestibular no Brasil, em 1911.

Os exames foram criados pela dinastia Sui no ano 605 e extintos pela dinastia Qing em 1905. A Inglaterra, inspirada no exemplo chinês, adotou testes padronizados em 1806 para selecionar candidatos aptos ao serviço público. Posteriormente, os testes padronizados passaram a ser utilizados na educação em vários países.

As inscrições para o SiSU 2023 do primeiro semestre serão realizadas de 16 a 24 de fevereiro. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) funciona duas vezes ao ano, uma por semestre, e seleciona estudantes para universidades e instituições públicas de ensino superior.