Quem criou o sistema socialista?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 1 de março de 2023
4.1 / 5 17 votos

O surgimento do termo "socialismo" é frequentemente atribuído a Pierre Leroux em 1834, ou a Marie Roch Louis Reybaud na França, ou então na Inglaterra a Robert Owen, que é considerado o pai do movimento cooperativo.

O primeiro país a adotar o socialismo como sistema socioeconômico foi a Rússia, após a Revolução Russa em 1917. Em 1922, formou-se a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), constituída por 15 repúblicas, cujo o poder central se concentrava em Moscou, na Rússia.

O pensamento socialista foi primeiramente formulado por Saint-Simon (1760-1825), Charles Fourier (1772-1837), Louis Blanc (1811-1882) e Robert Owen (1771-1858).

Karl Marx, intelectual alemão fundador da filosofia comunista.

O que Marx defendia? Em sua forma pura, o marxismo defende que pela revolução a classe operária deve tomar os meios de produção dos burgueses. O governo, por sua vez, deve suprimir os burgueses para que percam a hegemonia na manutenção do poder, que constituem juntos a infraestrutura e a superestrutura.

Atualmente, os Estados que conservam total ou parcialmente estas características seriam: A República Moldava da Transnístria, a República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coreia, a República Democrática Popular do Laos, e a República Socialista do Vietnã.

Socialismo refere-se em geral a quaisquer propostas e movimentos de reivindicações sociais, principalmente após o avanço da consciência política, de liberdade e igualdade, e com as questões da Revolução Industrial.

A União Soviética adotou o socialismo em um país como política de Estado depois do artigo de Stalin de janeiro de 1926 On the Issues of Leninism.

O capitalismo é um sistema econômico que se pauta na busca pelo lucro. O socialismo defende a distribuição da riqueza produzida pela sociedade de maneira igualitária. O capitalismo defende o individualismo e a propriedade privada. O socialismo defende a coletividade, a igualdade e se opõe à propriedade privada.

Entre as desvantagens do socialismo está falta de concorrência e de diversidade no mercado, já que ele é controlado pelo Estado. A centralização do poder pelo Estado também dificulta e atrasa a tomada de decisões, feitas a partir de um processo burocrático.

No socialismo podem existir resquícios de propriedade privada, enquanto no comunismo a propriedade privada é extinta e todos os bens são coletivos. O socialismo permite que alguns traços do capitalismo existam no meio de si, enquanto o comunismo, como fase posterior, é uma nova forma de organização da sociedade.

As vantagens do Socialismo

  1. Diminui a desigualdade. No socialismo, nenhum indivíduo pode ter mais do que o outro, e as empresas são de propriedade do governo. ...
  2. Necessidades atendidas. As necessidades de todos devem ser satisfeitas. ...
  3. Mobilização de mercadorias. ...
  4. Direitos humanos básicos garantidos.

Um sistema econômico socialista baseia-se em alguma forma de propriedade social dos meios de produção, o que pode significar cooperativas autônomas ou a propriedade pública direta; onde a produção é voltada diretamente para o seu uso.

Mas, depois desses anos árduos, as circunstâncias financeiras da família melhoraram graças, em grande parte, ao amigo e parceiro político de Marx, o filósofo Friedrich Engels, que os ajudou financeiramente. Legenda da foto, A esposa de Marx fazia parte de uma família proeminente da aristocracia alemã (então Prússia).

No espectro político, a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social. Normalmente, envolve uma preocupação com os cidadãos que são considerados em desvantagem em relação aos outros e uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas.

Partido governante
Cada estado comunista tem sido liderado por um partido Marxista-Leninista. Este partido procura representar e articular os interesses das classes exploradas pelo capitalismo.

Os principais pontos da teoria marxista são:

  • materialismo histórico-dialético;
  • luta de classes;
  • Mais-Valia;
  • ideia de alienação;
  • superestrutura e infraestrutura;
  • socialismo científico.