Quem criou o reino protista?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

A contribuição de Haeckel, criação do reino Protista, foi na época um grande avanço, pois se iniciava a aceitação de que existiam organismos que não eram nem animais e nem vegetais. Desse modo, organis-mos como bactérias, algas, fungos e até alguns animais foram incluídos no reino Protista.

O primeiro que classificou os seres vivos em cinco grandes reinos foi o ecólogo norte-americano Robert Whittaker. Este pesquisador comprovou em 1959 que os fungos não eram organismos vegetais — até então se acreditava que sim — e uma década depois propôs a criação do reino Fungi para diferenciá-los das plantas.

Os protistas apresentam grande importância ambiental. Organismos como as algas são fundamentais, pois além de contribuírem para a fotossíntese e, consequentemente, liberação de oxigênio na atmosfera, elas constituem a base da cadeia alimentar aquática.

Protozoários

Reino Protista (Protozoários, Protozoa) - Biologia - InfoEscola.

O termo criado por Ernst Haeckel em 1866, dividia esse reino em três grupos: Protozoa ("semelhantes a animais"): Esses organismos móveis são heterotróficos e, às vezes, parasitas. São subdivididos em Flagellata (flagelados), a Ciliophora (ciliados), a Amebas (fazem fagocitose) e a Sporozoa (formadores de esporos);

Os principais representantes do reino Protista são os protozoários e as algas. Durante muito tempo, apenas as algas unicelulares estavam incluídas nesse grupo, em seguida, todas as algas foram classificadas como protistas.

O Reino Protista é o grupo formado pelos seres vivos eucariontes, autótrofos, heterótrofos e unicelulares. Integram esse reino as algas, protozoários e mixomicetos, que são seres vivos semelhantes aos fungos.

Taxonomia dos Minerais segundo Lineu). Desde então, várias formas tem sido movidas para três novos reinos - Monera, para procariontes, Protista(alguns cientistas chamam este grupo de Protoctistas), para protozoários e algas, e Fungi.

A Acádia é às vezes considerado como o primeiro império da história, embora o significado deste termo não seja preciso, além de haver requerentes sumérios anteriores.

Os Sete Reinos são uma nação localizada no continente de Westeros, governada pelo Rei que ocupa o Trono de Ferro na cidade capital, Porto Real. O nome tem origem na época em que Aegon, o Conquistador decidiu unir os sete reinos do continente sob um único monarca. Hoje, há nove regiões distintas.

Nesta classificação os reinos são Animalia, Protozoa, Fungi, Plantae, Chromista e Bacteria. Em 2015, Cavalier dividiu novamente o reino dos procariontes em Bacteria e Archaea. Sendo assim, a classificação dos reinos passou a ter 7 reinos.

Temos ainda os vírus, porém eles não são classificados em nenhum dos reinos estudados. Muitos estudiosos não consideram esses seres como vivos, uma vez que não possuem célula e nenhum metabolismo fora das células parasitadas por eles.

Os seres protistas englobam tanto seres unicelulares – possuem uma única célula – e também de seres pluricelulares – possuem várias células.

Os representantes dos protistas costumam ser divididos em dois grupos principais: protozoários e algas.

O reino Protoctista é constituído por organismos unicelulares eucariontes representados pelos protozoários e pelas algas. Os protozoários constituem um grupo de eucariontes com 20 mil espécies. Sendo em grande maioria aquáticos, vivem em mares, rios, tanques, aquários, poças, terra úmida e lodo.

Significado de Protista
adjetivo Relativo aos protistas, ao grupo que abrange todas as espécies vivas unicelulares (uma célula) de núcleo distinto. [Biologia] Aspecto comum a qualquer organismo unicelular. Etimologia (origem da palavra protista). Do grego prótistos, "o primeiro".

O Reino Protista é um dos reinos dos seres vivos, caracterizado por organismos eucariontes, autótrofos ou heterótrofos e unicelulares ou pluricelulares. Os protistas compreendem os protozoários e as algas. Existem ainda os mixomicetos, organismos semelhantes aos fungos, mas classificados como protistas.

Os seres que compõem o reino protista são eucarióticos – ou seja, apresentam membrana envolvendo o material genético. Podem ser autótrofos ou heterótrofos, podem ter vida livre ou parasitária. Esse reino é basicamente dividido em algas e protozoários.

Os protozoários pertencem ao reino Protista, do qual também fazem parte as algas. As algas são protistas autótrofos (fabricam seu próprio alimento por fotossíntese ou quimiossíntese), enquanto os protozoários são heterótrofos (não sintetizam seu alimento).

Um dos reinos da natureza é denominado Reino Protista, sendo caracterizado pela organização celular eucarionte, ou seja, com núcleo organizado. Seus representantes podem ser autótrofos, produzindo, portanto, seu alimento por meio da fotossíntese, ou ainda heterótrofos, que são os que não fazem fotossíntese.