Quem criou o primeiro robô do mundo?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Acredita-se que o primeiro robô tenha sido criado na idade Média pelo engenheiro francês Jaques Vaucanson. Foi um artista e inventor francês que desenvolveu diversos sistemas autônomos (são máquinas que se movem sem a ajuda de eletricidade e realizam ações que lembram humanos ou animais) inovadores.

Primeiro Robô Industrial: Unimate
Sua função dentro da fábrica era pegar pedaços quentes de metal e colar as peças nos chassis dos carros. Ele pesava 1.800 Kg e obedecia a comandos gravados em fitas magnéticas. A figura a seguir ilustra o primeiro robô industrial criado.

Como surgiu o primeiro robô industrial? O primeiro robô industrial surgiu nos anos 50, pelo engenheiro americano George Devol. O projeto foi denominado como ''Unimate'', um dispositivo de braço robótico que automatizava atividades em um fábrica da General Motors.

O primeiro robô autônomo eletrônico foi criado por Grey Walter na Universidade de Bristol, na Inglaterra, no ano de 1948. George Devol (1912-2011) patenteou o primeiro robô industrial, denominado Unimate, empregado na fábrica da Ford Motor Company de Trenton (Nova Jérsei) em 1961.

No mundo da robótica, Jacques de Vaucanson, inventor e artista francês, também se destaca. Em 1738 ele criou o primeiro robô funcional, um andróide que tocava flauta, assim como um pato mecânico que se alimentava.

Isaac Asimov

Três Leis da Robótica são, na verdade, três regras e/ou princípios idealizados pelo escritor Isaac Asimov a fim de permitir o controle e limitar os comportamentos dos robôs que este trazia à existência em seus livros de ficção científica.

O curso de Robótica Educacional inicia e incentiva o aluno a aprender tecnologia com base nos três pilares da robótica: Mecânica, elétrica e programação.

Asimov

As leis da Robótica
Bom, iniciemos com as leis em si, Asimov idealizou 3 princípios para controle dos robôs e segurança dos humanos em seus livros de ficção científica.

No entanto, um dos grandes candidatos é Eric, criado no ano de 1928 no Reino Unido, apenas 7 anos depois do escritor tcheco Karel Capek cunhar o termo “robot”. Ele não era capaz de muita coisa, mas entrou para a história como o primeiro robô britânico.

Aparelho de sábio de Alexandria do século 1 era 'programável' com corda. Máquina andava e apresentava show; robótica pode ser ainda mais antiga.

Na Grécia Antiga, acreditava-se que os gregos e romanos já desenvolviam diferentes tipos de máquinas capazes de realizar movimentos automatizados.

Robôs famosos das telonas

  • Ultron e Visão (Vingadores) Ainda estou na vibe de Vingadores: Ultimato, então claro que o primeiro que lembrei foi Ultron! ...
  • R2-D2, C3-PO e BB-8 (Star Wars) ...
  • Marvin (Guia do Mochileiro das Galáxias) ...
  • Andrew (O Homem Bicentenário) ...
  • Wall-e. ...
  • Baymax.

A partir do fim do século XXII, a tecnologia brasileira aplicada à robótica do pioneiro David Levy desenvolveu os protótipos de robôs “ZéFu-001” e “002”, que foram as primeiras “biomáquinas relacionais” destinadas a serem usadas como trabalhadores e como combatentes democratas para destruir o liberalismo burguês ...

O Japão

O Japão é o principal fabricante de robôs industriais do mundo, fornecendo 45% da oferta global. Nos últimos anos, os fornecedores de robôs do país aumentaram consideravelmente sua capacidade de produção: sua taxa de exportação subiu para 78% em 2020, quando 136.069 robôs industriais foram enviados.

Em todo o mundo, já existem mais de três milhões de robôs operando em fábricas e pelo menos US$ 13,2 bilhões foram gastos nos últimos anos em novas instalações utilizando esse tipo de tecnologia. Pelo menos 76% desses investimentos foram feitos por cinco países: China, Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul e Alemanha.

As referências na criação dos robôs
Isso porque, diversas civilizações antigas e até concepções religiosas falam sobre dar vida a seres inanimados ou criar organismos de forma mágica ou artificial. E aí são várias as possíveis referências: O deus grego Hefesto teria criado seres para trabalhar em suas oficinas.

Robô Sophia
A Sophia é, provavelmente, o robô inteligente mais famoso do mundo. Desenvolvida pela Hanson Robotics, ela conta com mais de 60 expressões faciais.

Jia Jia. Considerado o primeiro robô-humanoide chinês, Jia Jia foi criada pela Universidade de Ciência e Tecnologia da China. Jia conta com habilidades de interação e respostas precisas — mesmo que um pouco lentas — e tem uma aparência extremamente real, porém com gestos e expressões ainda bastante mecânicos.

A seguir, os enumeramos.

  • Controlador: cérebro do robô Esta é a parte que controla todas as funções, movimentos, cálculos e processamento de dados, por um minicomputador. ...
  • Esqueleto de robô ...
  • Partes dum robô: atuadores. ...
  • Sensores. ...
  • Manipulador. ...
  • Sistema de controle.

Abaixo, uma breve explicação sobre cada um deles.

  • Robô Articulado. Robôs articulados são atualmente os mais utilizados nas indústrias. ...
  • Robô Cartesiano. O robô cartesiano também é conhecido como robô retilíneo e robô de gantry. ...
  • Robô Cilíndrico. ...
  • Robô Polar. ...
  • Robô SCARA. ...
  • Robô Delta. ...
  • Robô Colaborativo.