Quem criou o plug?

Perguntado por: vtaveira8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Com a nova tendência de um estilo sonoro que brasileiros chamam de “plug”, baseado na identidade sonora desenvolvida pelo produtor americano MexikoDro, o qual já trabalhou com Rich The Kid, Playboi Carti, entre outros, 2 Magro teve antigas gravações de áudio adaptas ao estilo, o que vem se tornando um grande sucesso na ...

O novo estilo de música derivado do Rap surgiu no Brasil por volta de 2014, artistas como Naio Rezende e Raffa Moreira disputam de forma saudável o título de pioneiros do Trap no País.

A palavra “Trap” pode ser traduzida para o português como “armadilha”. No entanto, o termo também é utilizado em Atlanta, cidade no sul dos Estados Unidos, para designar as casas onde os traficantes produzem e vendem drogas. E foi lá, em Atlanta, no início dos anos 2000, que o gênero musical trap surgiu.

O produtor Yung Matzu é apontado como o pioneiro dessa tendência de misturar versões acapella de músicas de funk em “plugs”. Não é possível tocar este vídeo no seu navegador.

A tomada do padrão brasileiro, instalada conforme as determinações das normas técnicas, garante a segurança do cidadão e das instalações pela utilização segura dos aparelhos elétricos e eletrônicos, sejam eles com 2 ou 3 pinos.

“Draco” é o som que sucede “Fahfah”, lançamento que contou com as participações de Derek e Mc Igu. Sendo formado pelos rappers Kakra e Panyin, o duo que é natural de Gana faz parte do coletivo Recayd Mob.

O padrão europeu é o que você não terá grandes problemas com as tomadas no Brasil e nem precisará se preocupar com adaptadores, pois ele é o que mais se assemelha ao padrão brasileiro. Por isso, quando você comprar qualquer produto no Aliexpress para importação que peça para você especificar o plug, selecione Eu Plug.

Tanto nos Estados Unidos como no Canadá, são adotados como padrão os modelos de tomadas dos tipos “A” e “B”, caracterizados pelos dois pinos achatados, que também são muito utilizados no Japão e Coréia do Sul, com pequenas diferenças no tamanho dos pinos.

Batizado como Geizon Carlos da Cruz Fernandes, o trapper se consagrou como o cantor mais ouvido do Brasil no Spotify em fevereiro deste ano, com 9.9 milhões de ouvintes mensais na plataforma.

2º- Matuê – 5.503.821M. 3º- MC Poze – 4.914.771M. 4º- L7nnon – 4.693.125M. 5º- Filipe Ret – 4.262.735M.

Nas trap houses, artistas como Rick Ro$$ e Gucci Mane iniciaram suas carreiras e fizeram os primeiros contatos do trap com a indústria musical do mainstream. Mas foi Lil Wayne, tido por muitos como o pioneiro do subgênero e do vestuário e comportamento, que deslanchou rumo ao fenômeno que conhecemos hoje.

Nos últimos anos, o trap nacional ganhou hits como Bro, de Raffa Moreira, e Kenny G, do cearense Matuê. O coletivo paulistano Recayd Mob se consolidou com a faixa Plaqtudum, de 2018, cujo clipe conta com mais de 100 milhões de visualizações no YouTube.

Os primeiros rappers a terem sucesso foram o DJ Hum e Thayde. Depois deles vieram nomes como Racionais MCs, Planet HEmp, Pavilhão 9, Detentos do Rap, Cambio Negros, Xis & Dentinho e o Gabriel, O Pensador, que até hoje é uma referência incontestada.

Naquele ano, por meio da portaria nº 185, o Inmetro instituiu a certificação compulsória de plugues e tomadas. Em 2006, por sua vez, uma resolução estabeleceu prazo até dezembro de 2009 para que, gradativamente, fabricantes e comerciantes pudessem se adaptar ao padrão de três pinos.

O padrão brasileiro são as tomadas de 3 pinos para os aparelhos que necessitam de aterramento, como: ar condicionado e computadores, e todos os aparelhos que apresentam risco de choques. Já para outros aparelhos, o plug de tomada é o antigo, com dois pinos.

A história do novo padrão brasileiro de tomadas é longa e polêmica. Ela começou nos anos 80, com as primeiras discussões sobre a padronização dos plugues e das tomadas, até que, em meados dos anos 2000, o novo formato passou a ser obrigatório em novas construções e, em 2011, em produtos vendidos para consumidores.

Cada tipo tem uma forma, um encaixe (plug) e uma quantidade de pinos. Todos os tipos de plugs e tomadas são classificados por letras: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N e O. No Brasil, por exemplo, o padrão é o tipo N, já nos Estados Unidos, os tipos mais comuns são o A e o B. Tipos de tomadas e plugues no mundo.