Quem criou o pix?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

O Pix foi pensado e desenvolvido pelo Banco Central (BC) entre 2016 e 2020. O grupo de trabalho que criou o Pix, entretanto, foi instituído somente em maio de 2018, no governo do ex-presidente Michel Temer, com cinco subgrupos destinados a debater temas específicos como segurança e agilidade.

O presidente Jair Bolsonaro tem afirmado em sua campanha à reeleição que seu governo é responsável pela criação do Pix, sistema de pagamentos instantâneos que permite a realização de transações 24 horas por dia, sete dias por semana.

Não existe Pix em outros países, já que o sistema brasileiro é restrito a instituições reconhecidas pelo Banco Central. Porém, existem vários sistemas de transferência instantânea pelo mundo.

O Pix foi criado para ser um meio de pagamento bastante amplo. Qualquer pagamento ou transferência que hoje é feito usando diferentes meios (TED, cartão, boleto etc.), poderá ser feito com o Pix, simplesmente com o uso do aparelho celular.

Chamado de FedNow, o “Pix americano” será a única tecnologia disponível integrada e garantida pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos.

Pix é uma sigla? Pix não é uma sigla específica. Na verdade, o termo Pix foi criado para nomear a modalidade de pagamento instantâneo desenvolvida pelo Banco Central.

"Tal sistema de pagamento instantâneo foi criado e implementado pelos Analistas e Técnicos do Banco Central do Brasil — ou seja, por servidores concursados de Estado, não pelo atual governante ou por qualquer outro governo", diz ainda a manifestação do sindicato.

Chamado de Faster Payments, o sistema tem média de 7 milhões de transações diárias. Já nos Estados Unidos existem aplicativos que fazem transferências instantâneas, como o Venmo e o Zelle. Até 2023, o Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) disse que lançará o Fednow, no mesmo estilo do PIX no Brasil.

Fazer TED e DOC!
Toda essa história de terror tem a mesma origem: o DOC e a TED, que eram basicamente as duas únicas opções dos brasileiros para fazer transferências até o nascimento do Pix.

Todos os bancos digitais, como Nubank e Inter, não cobram tarifa no Pix. Além deles, o único, entre os grandes bancos, que não cobra taxa no Pix é a Caixa Econômica Federal. Como a decisão de realizar a cobrança é feita pelos bancos, esses bancos optaram por não cobrar taxas de transferência no Pix.

Entre os programas reciclados estão Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Mais Médicos. Todos têm apenas incrementos em relação às versões anteriores. O Bolsa Família, por exemplo, pagava, em média, R$ 187 em 2021. Atualmente, o benefício é de R$ 600.

Criou o Conselho de Participação Social e o Sistema de Participação Social Interministerial. Decreto nº 11.495, de 18 de abril de 2023. Lula criou o Conselho da Federação, colegiado formado por 18 integrantes, sendo 6 de cada esfera do Poder Executivo (federal, estadual e municipal).

O Governo Lula terminou com aprovação recorde da população, com número superior a 80% de avaliação positiva. Teve como principais marcas a manutenção da estabilidade econômica, a retomada do crescimento do país e a redução da pobreza e da desigualdade social.

Verdade. Para usar o PIX, é possível informar os dados bancários, assim como seria em um DOC ou TED. Dá pra usar o sistema e mandar recursos a alguém com informações como nome, CPF, número de agência e conta e valor. Porém, a chave PIX facilita na hora de fazer transações.

Denominada como PIX, a novidade tem conquistado o país de forma geral, mas vocês sabiam que em Portugal já existe essa funcionalidade desde 2014? Em Portugal, o MBWAY, como é chamada a aplicação Portuguesa, foi criada com o intuito de facilitar pagamento e transações em Portugal.

Para se ter uma ideia, hoje existem mais de 50 países utilizando sistemas de pagamentos e transferências semelhantes ao Pix no Brasil. Dentre eles estão: Reino Unido, Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul, Austrália, Índia, México e China.

Carlos Eduardo Brandt, chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix no Banco Central confirmou presença na edição de 2023 do Congresso Autocom 2023 com a palestra “Pix: impactos e agenda futura” e participação no painel “O Pix e o Open Finance“.

Lembrando, como ainda é algo extremamente novo, levará um tempo para que mais expressões possam surgir e que se normalize um uso mais adequado, mas por enquanto, diria que o mais comum para dizer 'fazer um PIX' seria de fato 'Make a PIX'.

Embora tenha se popularizado por ser mais acessível e, na grande maioria dos casos, de graça, há algumas situações em que o Pix pode, sim, ser cobrado. De forma geral, pessoas físicas, MEIs (Microempreendedores Individuais) e EIs (Empresários Individuais) podem fazer ou receber Pix gratuitamente.

A empresa possui hoje mais de 48 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia, com escritórios ainda na Alemanha e nos Estados Unidos. Segundo o Nubank, o banco digital recebe em média, 2,1 milhões de novos clientes por mês (média do terceiro trimestre de 2021) e possui mais de 5,4 mil colaboradores.

Sim. O Pix funciona em qualquer tipo de conta transacional, ou seja, uma conta que permita enviar e receber dinheiro e a poupança se encaixa nessa classificação.