Quem criou o ovo?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

O ovo de galinha e de outras aves modernas surgiu pela primeira vez há cerca de 340 milhões de anos, com a evolução dos amniotas, um grupo de animais vertebrados que colocavam ovos com casca. Antes disso, a maioria das espécies dependia exclusivamente da água para se reproduzirem.

Credita-se o hábito ao ilustríssimo Cristóvão Colombo, que fez muito mais do que colocar o tal ovo em pé. Mas isso não quer dizer também que o navegador fosse um compulsivo consumidor de ovos.

Seguindo a lógica da evolução, a primeira galinha moderna teria surgido a partir da mutação genética (ou várias mutações) ocorrida no zigoto produzido pelo acasalamento de duas “quase galinhas”, digamos assim. O DNA combinado das "protogalinhas" deu início às primeiras células em direção a uma galinha moderna.

A origem da vida no Planeta Terra ocorreu primeiramente na água, em um primeiro momento surgiram seres primitivos, tais como as bactérias, algas e microrganismos, isso há cerca de 3,5 bilhões de anos.

O parentesco é resultado de milhões de anos de mutações genéticas e seleção natural das espécies. Muito se fala que dinossauros e galinhas são considerados primos, de acordo com o diagrama filogenético da evolução. Embora os animais apresentem, sim, um parentesco, não são exatamente primos.

Na piada original a resposta é simples: porque queria passar para o outro lado… (é verdade, não tem piada nenhuma…)

Ovo, do ponto de vista alimentício, é um alimento de origem animal, podendo ser de diversas espécies animais, incluindo aves, répteis, anfíbios e peixes. São consumidos pelos humanos ao longo de milhares de anos. Ovos de aves e répteis consistem basicamente de casca do ovo, da clara do ovo e da gema.

De modo geral, os ovos estão presentes na face da Terra há milhões de anos. Um dos grupos mais populares de animais que botavam ovos eram os dinossauros, seres gigantescos que passeavam por aqui no período Triássico, ou seja, há mais de 250 milhões de anos. Desde então, várias espécies de répteis e aves colocam ovos.

Darlison é um menino humilde da periferia de Fortaleza. Um menino com um sonho: uma festa temática de aniversário. Vizinhos e comerciantes se mobilizaram numa vaquinha e deram a Darlison a festa com o tema escolhido: pão com ovo, da decoração ao bolo.

O ovo afunda porque é mais denso do que a água. Quando se dissolve muito sal de cozinha (cloreto de sódio) na água a densidade da mistura água+sal (água salgada) aumenta e passa a ser superior à densidade do ovo. Logo, o ovo flutua em água muito salgada.

O galo é o fornecedor de espermatozoides que precisam se fundir com os óvulos da fêmea para que haja a fecundação. De acordo com o tipo de criação, as aves atingem a maturidade sexual em idades diferentes.

O mundo tem por volta de 980 milhões de porcos.

Os pintinhos (que, com um dia, se chamam pintainhos) nascem a partir do ovo (óvulo germinado): uma célula viva, cheia de nutrientes, que representa o meio natural de reprodução das aves. Dentro do ovo, o desenvolvimento do embrião acontece em duas fases: antes e depois da postura da galinha.

Ainda os dinossauros não existiam e já as trilobites dominavam os mares do planeta. Estes animais invertebrados surgiram há mais de 500 milhões de anos, sofreram várias evoluções e resistiram a duas extinções maciças de espécies.

A Idade da Terra é de 4,54 mil milhões (no Brasil, bilhões) de anos (4,54 x 109 anos ± 1%). Esta idade é baseada em datação radiométrica de meteoritos e é consistente com as idades das mais antigas amostras terrestres e lunares.

4,603 × 10^9 anos