Quem criou o nome Marte?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

A cor vermelha marcante fez com que os romanos o batizassem com o nome do deus da guerra, Marte. Os egípcios o chamavam de O Vermelho.

Marte era o deus romano, filho de Júpiter e Juno, equivalente a Ares na mitologia grega. Em contraste com sua irmã Minerva, que representava a guerra justa e diplomática, ele era o deus da guerra sangrenta, por isso tinha como características, a agressividade e a violência.

Os nomes dos planetas do Sistema Solar e os deuses gregos
Os nomes que conhecemos hoje são de origem romana; assim, Hermes é Mercúrio, Afrodite é Vênus, Gaia é a Terra, Ares é Marte, Zeus é Júpiter, Cronos é Saturno, Urano é Urano e Netuno é Poseidon.

Marte é o quarto planeta do nosso sistema solar em ordem de distância do Sol. Sua tonalidade avermelhada se deve à quantidade de óxido de ferro em sua superfície e lhe rendeu o apelido de "Planeta Vermelho".

Em 1610, o italiano Galileu Galilei foi o primeiro a observar o planeta por meio de um telescópio. Já em 1655, o astrônomo holandês Christiaan Huygens desenhou um mapa que exibia características da superfície de Marte. O nome Marte surgiu por volta de 700 antes de Cristo, na Roma Antiga.

1. Deus da guerra, na mitologia romana e grega. 2. Um dos planetas do sistema solar caracterizado por uma cor avermelhada.

Urano, o sétimo planeta do nosso sistema solar, só foi visitado uma vez durante um sobrevoo realizado pela sonda Voyager 2 em 1986. Agora os cientistas querem voltar para estudar o planeta e suas luas em detalhe.

MARTE - Terça-feira. Em inglês "Thuesday", a nossa terça-feira, vem do Inglês arcaico "Tiwesdaeg" (dia de Tyr).

Ares

Marte ou Mavorte é o deus romano da guerra e guardião da agricultura, uma combinação de características iniciais romanas com o grego Ares.

- Os romanos acreditavam que Marte possuía os poderes da destruição e desestabilização. Porém, usava estes poderes para manter a paz. - Três animais sagrados eram associados ao deus Marte: urso, lobo e pica-pau.

Há milênios batizamos nossos vizinhos. Os primeiros a batizar planetas do Sistema Solar foram os sumérios, povo que ocupava a região da Mesopotâmia (atual Iraque) há 5 mil anos. Eles já haviam identificado cinco “estrelas” que se moviam no céu, enquanto as demais permaneciam paradas, e acreditaram que fossem deuses.

Plutão orbita a, aproximadamente, 5,9 bilhões de quilômetros do Sol e, por conta disso, sua temperatura fica em torno de -232°C, o que significa que não seria um planeta habitável, segundo a Nasa.

Zeus representa Júpiter
O maior planeta do sistema solar, Júpiter é Zeus na mitologia grega: o deus do céu, do raio e do trovão, o rei do Olimpo, aquele que governa deuses e seres humanos.

Marte {nome próprio}
Mars {n.p.}

Esse é um planeta cheio de energia, extremamente ativo, competitivo, impulsivo e explosivo. Marte faz com que seus nativos tenham características muito fortes, que podem ser usadas de forma positiva ou negativa.

Se você perdeu essa oportunidade de ter o nome brilhando no planeta vermelho, ainda pode se inscrever para enviar o seu, na futura missão a Marte, prevista para julho 2026, cadastrando seus dados no site da Nasa.

Urano

Urano foi o primeiro planeta a ser descoberto nos tempos modernos por William Herschel, enquanto sistematicamente pesquisava o céu com o seu telescópio a 13 de Março de 1781.

Galileu

Em 1609, Galileu foi um dos primeiros a cartografar a Lua através de telescópio na sua obra Sidereus Nuncius, fazendo notar que não era plana e que possuía montanhas e crateras.

O planeta vermelho será visível do início até meados das noites em junho de 2023. No início de junho, Marte estará alto no céu em relação ao horizonte Oeste, sentido onde o Sol se põe. Mas, com o passar do mês, o planeta estará razoavelmente alto no céu em comparação ao horizonte Oeste.

Esta palavra deriva de Mars, que significa “Marte”, em referência ao deus romano da guerra.

Marte é o quarto planeta a partir do Sol, o segundo menor do Sistema Solar.