Quem criou o mundo para os egípcios?

Perguntado por: npaz . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 7 votos

Na mitologia egípcia, ele é o demiurgo de Mênfis, deus dos artesãos e arquitetos. Ele é taxado como o deus que criou a vida, pois concebeu o mundo em seu coração, antes mesmo de criá-lo com suas mãos.

Os egípcios viam a criação do mundo como uma espécie de ilha de ordem cercada pelas forças do caos, que a amea çavam constantemente de aniquilação, da mesma forma como o Delta e o Vale férteis e organizados estavam cerca dos pelos desertos hostis e anárquicos. (Ciro F. S. Cardoso.

(do português Ré) é o Deus Egípcio do Sol sendo a principal divindade da religião egípcia.

O início de tudo era o chamado Caos, onde não havia nada. Quando o Caos tomou consciência de sua existência, ele vibrou de forma diferente no vazio, e dele surgiu Nix, a Noite. Ao mesmo tempo, nasceu também seu irmão Érebo.

Amon-Rá

Amon-Rá ou Rá-Atum
Primeiro Deus do Panteão de deuses Egípcios. Responsável pela criação do mundo.

Primeiramente, a ocupação se deu em ação do Império Otomano e, mais tarde, a partir do domínio do Império Britânico, até o início do século XX. A história do Egito Moderno é datada de 1922, quando o país alcançou sua independência do Império Britânico, a partir da instalação de uma monarquia.

civilização mesopotâmica

A civilização mesopotâmica é considerada pelos historiadores como um conjunto das mais antigas civilizações. As primeiras formas humanas identificadas na região surgiram por volta do ano 7.000 a.C, no entanto, as primeiras cidades e centros urbanos foram constituídos apenas a partir de 4.000 a.C.

Porém, de acordo com Julio Gralha, na iconografia, os egípcios se representam na cor marrom — enquanto os núbios estão na cor negra e os líbios e asiáticos, em tom de amarelo.

Os egípcios eram politeístas (acreditavam em vários deuses). De acordo com este povo, os deuses possuíam poderes específicos e atuavam na vida das pessoas. Havia também deuses que possuíam o corpo formado por parte humana e parte de animal sagrado.

O velho nome egípcio do país, Kemet, significa “terra negra”, provável referência ao solo fértil às margens do Nilo, oposto à “terra vermelha” do deserto. Já o árabe Misr, que também pode significar simplesmente “terra, país”, tem origem semita e relação com o nome hebraico do Egito, Mizraim.

Uma das civilizações mais importantes que irromperam na Antiguidade, há cerca de 4.000 anos antes de Cristo, foi a civilização egípcia.

Gatos eram adorados no Egito Antigo
Apesar de cães serem valorizados por sua capacidade de proteger e caçar, os gatos eram considerados os mais especiais. Isso pois os egípcios acreditavam que os bichanos eram criaturas mágicas, capazes de trazer boa sorte às pessoas que cuidavam deles.

Entre alguns dos deuses mais conhecidos da religiosidade egípcia, estão: Rá, Ísis, Hórus, Osíris, Amon, entre outros.

Após esse período em Canaã, a narrativa conta que os hebreus decidiram migrar-se para o Egito. Isso pode ter acontecido por volta de 1700 a.C. e foi motivado pela escassez de alimentos em toda Canaã. O Egito, por sua vez, era uma terra fértil, por conta do rio Nilo, e por isso não enfrentava escassez de alimentos.

Com a ajuda da deusa lua Araci, Tupã desceu à Terra num lugar descrito como um monte na região do Aregúa, Paraguai, e deste local criou tudo sobre a face da Terra, incluindo o oceano, florestas e animais. Também as estrelas foram colocadas no céu nesse momento.

Segundo a Bíblia, em seu 1º livro: Gênesis, Deus criou o mundo em seis dias e no sétimo dia, sábado, descansou.

Abaangui

Abaangui é o deus da Lua na mitologia Guarani. De acordo com uma versão da lenda, Abaangui tinha um nariz enorme. Este, foi arrancado pelo próprio deus, lançando-o até o céu, criando dessa forma a Lua. Em outra versão da lenda, Abaangui era irmão de Zaguaguayu e tinha dois filhos.

Ele é uma divindade da mitologia egípcia, antiga religião do Egito. O deus acumula diversas atribuições, como: guiar as almas até o submundo, é embalsamador e assume o papel de deus dos mortos. O nome Anúbis tem origem grega e significa “abridor dos caminhos”.

Apolo

Apolo, deus do Sol
Apolo era um deus que estava presente no panteão de deuses dos gregos antigos. Era considerado o deus do Sol e o deus patrono da luz, da música, da medicina, das artes, da profecia etc.

árabe

O idioma oficial do Egito é o árabe. Se você sabe inglês, não deve ter muitos problemas para se comunicar, já que a maioria das pessoas com as quais estaremos em contato mais direto também domina esse idioma. As pessoas que se dedicam ao setor de viagem e turismo também conseguem se comunicar em espanhol.