Quem criou o handebol e porquê?

Perguntado por: ogomes9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Criado na Alemanha em 1919, o handebol, também conhecido com andebol, é uma modalidade esportiva, onde duas equipes se enfrentam com o objetivo de marcar gols arremessando a bola com as mãos. O alemão Karl Schelenz (1890-1956) foi um atleta e professor de educação física, responsável pela criação do handebol em 1919.

O handebol é um esporte criado pelo alemão Karl Schelenz, em 1919. É muito praticado em escolas, devido o aproveitamento das quadras de futebol de salão, uma vez que o desporto fundamenta-se no futebol. Os jogadores tentam marcar o gol com as mãos, somente o goleiro pode utilizar os pés para tocar na bola.

O handebol foi criado em 1919, na Alemanha. O esporte estreou nas Olimpíadas em 1936, nos Jogos de Berlim. Uma equipe de handebol é formada por sete jogadores, sendo um goleiro. Uma partida de handebol dura dois tempos de 30 minutos.

O objetivo do handebol é fazer pontos no gol adversário, através de arremessos realizados com as mãos, para atingir esse objetivo é necessário trocar passes entre os companheiros do time e ao mesmo tempo impedir que o mesmo aconteça no time adversário.

O esporte foi criado pelo professor de educação física Karl Schellenz (1890 – 1956) durante a Primeira Guerra Mundial. No começo, o esporte era praticado em um campo gramado e com duas equipes de onze jogadores cada, similar ao futebol de campo. Porém, com o diferencial de ser jogado com as mãos e não com os pés.

O Handebol foi introduzido no Brasil após 1930 quando um grande número de imigrantes alemães veio ao Brasil por conseqüência da primeira guerra mundial, dirigindo-se aos os estados do sul e sudeste do país, principalmente o Estado de São Paulo por causa da semelhança climática.

Os principais fundamentos técnicos do handebol são: empunhadura, recepção, passe, arremesso, drible e finta. A empunhadura, termo já conhecido em outros esportes, é um dos fundamentos mais básicos.

Os posicionamentos táticos dentro do handebol podem assumir a seguinte forma: goleiro, armador central, meias, pontas e pivô. Confira quais são as características de cada uma das posições dos jogadores no handebol a seguir!

O handebol ou o andebol (português europeu) é um esporte criado pelo alemão Karl Schelenz, em 1919. Essa modalidade esportista apresenta como aspecto o jogo com as mãos e as partidas podem ser disputadas em quadras ou em campos de areia (handebol de praia).

Inicialmente, o handebol era jogado em campo aberto, e foi na Alemanha que o esporte chegou ao formato que se conhece hoje. O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu em 1934 que a versão do handebol de campo seria incluída nos Jogos Olímpicos Berlim 1936.

Os lados maiores são chamados de linhas laterais e os lados menores são chamados de linhas de gol (entre os postes da baliza) ou linhas de fundo (em ambos os lados da baliza).

O handebol, como hoje é praticado, foi introduzido aproximadamente em 1890 na Alemanha e recebeu o nome de Raftball, sendo aprimorado para estrear em campo em 1912, e expandindo-se fortemente durante o período da Primeira Guerra Mundial (1915-1918).

O handebol chegou ao Brasil na década de 1930, juntamente com imigrantes europeus, principalmente os de origem alemã. Foi oficialmente consagrado como esporte de salão com sete jogadores de cada lado, em 1954, quando a Federação Paulista de Handebol criou o primeiro torneio aberto na cidade de São Paulo.

OS PRIMEIROS REGISTROS DO ESPORTE NO MUNDO
Por volta de 27 a.C., foi a vez dos romanos, que desenvolveram uma competição esportiva organizada, com corridas de biga e a famosa luta de gladiadores.

Uma equipe consiste de 14 jogadores. Não mais do que 7 jogadores podem estar presentes na quadra de jogo ao mesmo tempo, sendo um deles o goleiro.

“O handebol melhora o desempenho cardiorrespiratório e a circulação sanguínea, tonifica a musculatura do corpo inteiro, aprimora a coordenação motora”.

1:5 A linha de tiro livre (linha de 9 metros) é uma linha tracejada a 3 metros de distancia da linha da área de gol. Ambos os seguimentos da linha e os espaços entre eles medem 15 cm.

Os conteúdos específicos do handebol podem ser classificados em: progressões, fundamentos, táticas individuais ofensivas, táticas individuais defensivas, táticas coletivas ofensivas, táticas coletivas defensivas, os postos específicos ofensivos e os postos específicos defensivos.

Continuar lendo Quem criou o handebol?