Quem criou o estilo de Dança Clássica?

Perguntado por: ucardoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

A dança clássica tem suas origens no balé italiano no século XV. Luís XIV desempenhou um papel importante no reconhecimento da dança clássica como uma arte. É a França e a Rússia que dão balé clássico a sua nobreza com dançarinos e coreógrafos como Petipa ou Serge de Diaghilev.

Foi uma bailarina Russa quem trouxe o ballet para o Brasil. Maria Oleneva chegou no Rio de Janeiro em 1927, onde criou a Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal que, aos poucos, ajudou a difundir a modalidade pelo país.

O ballet clássico surgiu nas cortes italianas no século 16. O termo italiano balletto, que significa “dancinha, bailinho” deu origem a palavra francesa ballet. A dança surgiu durante o período renascentista, era apresentado em festas aristocráticas para entretenimento da nobreza.

1. Balé Clássico. Dança de origem europeia, originária da Itália no século XV, tem na música clássica o seu principal ritmo.

Objetivo geral: Introduzir os conhecimentos técnicos e estéticos da dança clássica propiciando consciência corporal, socialização, respeito às diferenças e potencialidades para a ampliação de seu repertório gestual, musical visual e consequentemente, da sua leitura de mundo.

Como características principais do Ballet Clássico, temos: a técnica e a busca pela perfeição como base conceitual; postura ereta do dançarino (trabalho do corpo na posição vertical-alongada); o uso da música clássica; e movimentos executados com o pé na posição em dehors (o giro dos pés e pernas para fora).

As Danças Clássicas constituem uma das modalidades das Danças de Salão e incluem cinco diferentes tipos de dança: a Valsa Vienense, a Valsa Inglesa, o Slow Foxtrot, o Quick Step e o Tango.

Foi aproximadamente em 4.000 a.C. que a técnica da dança começou a aparecer. Como citamos no início do texto, no antigo Egito eram feitas homenagens a Osíris com as danças astro-teológicas. Alguns homens começaram a desenvolver danças religiosas, incorporando movimentos como o espacate, as danças em casal ou torneios.

Itália

O ballet nasceu em 1489, em Itália, quando se realizou um espetáculo por ocasião do casamento do duque de Milão. Nessa altura, só havia bailarinos masculinos, já que as mulheres não estavam autorizadas a dançar e as roupas eram pesadas, o que limitava a variedade de passos.

A dança é uma das formas de expressão mais antigas usadas pelo ser humano. Seus primeiros registros remontam à Pré-História, mais especificamente ao período Paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra Lascada. Por volta do ano 9000 a.C., os seres humanos já dançavam.

A dança nasceu com os primeiros seres humanos. Através do movimento do corpo, da batida do coração, do caminhar, os seres humanos criaram a dança como forma de expressão. Por meio das pinturas encontradas nas cavernas, sabemos que homens e mulheres já dançavam desde a pré-história.

Mademoiselle De Lafontaine, também conhecida como La Fontaine, (1655-1738) foi uma bailarina francesa e é considerada a primeira dançarina profissional de ballet. Aos vinte e seis anos, descrita como muito bonita e muito nobre, conquistou seu lugar na Academia Real de Música, substituindo as damas da corte.

Ballet Romântico

Ballet Romântico: considerado o estilo de ballet mais antigo, se popularizou pela Europa na primeira metade do século XIV, mesma época em que o Movimento Romântico Literário se consolidou.

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo. KINESFERA: A kinesfera é tudo que podemos alcançar com todas as partes do corpo, perto ou longe, grande ou pequeno, com movimentos rápidos ou lentos etc.

Fluência: É quando se deixa fluir o movimento que parte do tronco atingindo o corpo todo, com controle e entrega de sentimentos. Peso: São as forças usadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso ajuda o dançarino na leveza e resistência. Tempo: São os movimentos rápidos, lentos e moderados da dança.