Quem criou o dízimo nas igrejas?

Perguntado por: ineves . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

"O dizimo não foi criado. Ele aparece na Bíblia a partir do momento em que percebemos que o homem depende também materialmente de Deus desde a criação do mundo e do homem", contextualiza o religioso. "Assim, o dízimo é o agradecimento que o homem faz a Deus por alguma coisa que ele conseguiu."

E na Segunda Carta aos Coríntios, cap. 9, 7, Paulo fala na generosidade livre do cristão: “Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria”. A devolução do dízimo deve nascer no coração de cada um, conforme as suas possibilidades.

A lei do dízimo existe desde o princípio e continua em vigor ainda hoje. A primeira menção distinta da palavra “dízimo” na Bíblia encontra-se no primeiro livro do Velho Testamento.

O dízimo ajuda na propagação do cristianismo, mas também é causa do seu abandono por muitos decepcionados com o comércio feito com ele por uma parte de seus líderes religiosos.

Pagar o dízimo é um privilégio. Permite-nos mostrar nossa gratidão e amor ao Senhor. Nós precisamos pagar o dízimo muito mais do que Deus necessita que o façamos; entretanto, Ele fica muito satisfeito quando pagamos com fé e com um coração solícito e feliz.

Abraão foi o primeiro servo de Deus a doar o dízimo a Deus, em um tempo anterior a existência de Moisés, bem antes da Lei entrar em vigor para o povo hebreu. Lembramos a carta aos Hebreus 7,2-7.

Na tradição judaico-cristã, o pagamento dessas quantias remonta ao princípio da própria organização dos serviços religiosos. Nominalmente, o dízimo aparece pela primeira vez na Bíblia ainda no livro do Gênesis, que abre o Antigo Testamento.

O dízimo é um mandamento de Deus
Abraão ofereceu dízimos (ver Gênesis 14:20). O dízimo era uma lei para os filhos de Israel (ver Números 18:21–28). Também foi ensinada e seguida por pessoas da América antiga, conforme registrado no Livro de Mórmon (ver 3 Néfi 24:8–12).

Mas Jesus pertencia à tribo de Judá. Dar o dízimo é uma prática que começou no Antigo Testamento, quando o povo de Deus tinha a ordem de dar a décima parte das suas colheitas e rebanhos. No entanto, no Novo Testamento, não há nenhuma lei ou recomendação que obrigue a dar a décima parte do seu rendimento.

Pagar o dízimo demonstra sua fé em Jesus Cristo. Quando você confia Nele, recebe a força, a orientação e o apoio de que precisa em sua vida.

No Novo Testamento, não há nova regra para o dízimo. Jesus não condenou nem ab-rogou essa prática; apenas criticou o comportamento hipócrita dos religiosos que davam dízimo para se autopromoverem, sonegando o mais importante da Lei: o juízo, a misericórdia e a fé (Mateus 23.23).

O Senhor respondeu: “Este será o início do dízimo de meu povo. E depois disso, os que assim tiverem pagado o dízimo pagarão a décima parte de toda a sua renda anual; e isto será uma lei permanente para eles” (D&C 119:3–4).

O Primeiro Dízimo a Melquisedeque, os levitas e Jesus
Abraão foi a primeira pessoa de que se tem registro na Bíblia de devolver o dízimo, aproximadamente, 500 anos antes que houvesse israelitas, levitas ou leis cerimoniais (Gn 14), mas a origem do dízimo vem de muito antes.

Abel ofereceu como sacrifício as (primícias) do rebanho. (Moisés 5:20)

"Essa teologia diz que se você foi fiel a ele, pagando, ele também vai ser fiel a você, abrindo as portas do céu para você, recompensando-o com riqueza, bênção, saúde e que tudo vai dar certo." O dízimo então passou a ser moeda de troca.

Malaquias 3:7–12—Israel recebe o mandamento de pagar o dízimo e fazer ofertas, com a promessa de grandes bênçãos. Doutrina e Convênios 119:3–4—Os santos devem dar, anualmente, um décimo de sua renda como dízimo.

Segundo Malaquias, quem não dá o dízimo é ladrão (Mal 3,7), e, os ladrões não herdarão o Reino de Deus, conforme atestam vários textos das Escrituras.

Getty Images. Dicionários costumam definir o dízimo de duas formas. Primeiro como "um tributo pago por fiéis a suas igrejas". Mas também como "a décima parte", ou "dez por cento do total".

O dízimo sempre vai para a “casa do tesouro'', então quem quer que esteja alimentando você espiritualmente é aí que deve dar o dízimo.