Quem criou o Diretório?

Perguntado por: uteixeira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

De inspiração burguesa, o Diretório foi instaurado por republicanos moderados, após a Reação Termidoriana, como é chamado o terceiro período (27 de julho de 1794 a 25 de outubro de 1795) da Convenção Nacional A Reação Termidoriana foi, de fato, um golpe de Estado engendrado pela alta burguesia financeira e marca o fim ...

O Diretório, criado em 1795, marcou a retomada de poder dos girondinos na condução do processo revolucionário francês.

Um diretório é uma subdivisão lógica de um sistema de arquivos, que permite o agrupamento de arquivos que se relacionam de alguma forma. Diretórios são frequentemente chamados de pastas em função de uma analogia presente nos sistemas Windows que mais recentemente foi adotada por diversos outros sistemas.

Por meio do golpe, o sistema denominado Diretório foi derrubado e substituído pelo Consulado. Este fato marcou o início da ditadura do general Napoleão Bonaparte (1769-1821). A data recebe este nome porque ocorreu no segundo mês do Calendário Revolucionário Francês, brumário, que era dedicado à bruma.

Diretório (1794-1799)
A fase do Diretório dura cinco anos e se caracteriza pela ascensão da alta burguesia, os girondinos, ao poder.

Resposta verificada por especialistas
O Diretório chegou ao fim com o Golpe de 18 de Brumário, ocasião em que Napoleão, que seria o militar líder/símbolo do Golpe que ocuparia o posto de um três Cônsules a governar a França.

Além de sofrer pressão das alas mais inflamadas da revolução, o Diretório ainda enfrentou um golpe realista no ano seguinte. Esse último episódio forçou o Diretório girondino a reforçar os exércitos sobre a ameaça do fim da revolução.

A tomada dessa prisão foi consequência da tensão popular provocada pela crise econômica e política que a França enfrentava no final do século XVIII. A tomada da Bastilha foi organizada pela população de Paris no dia 14 de julho de 1789 e tinha como objetivo ter acesso ao estoque de pólvora que lá ficava armazenado.

As primeiras medidas do Diretório dizem respeito à reestruturação da forma de governo na França. O novo regime político seria composto por um Legislativo de tipo bicameral, com a existência de uma Câmara de Deputados e de um Senado.

Ocorriam crises econômicas, devido às secas nas plantações, bem como aos altos impostos. Havia também descontentamento político, pois o clero e a nobreza aliaram-se para manter seus privilégios e o povo se via cada vez mais pressionado a produzir, sem poder participar da política ou usufruir a produção.

Um diretório é um repositório de dados que possui características que o diferenciam dos bancos de dados relacionais de uso geral. Uma característica de um diretório é que ele é acessado (para leituras ou procuras) com muito mais frequência do que é atualizado (gravado).

Segue a lista das principais datas e eventos dessa etapa na linha do tempo sobre a Revolução Francesa: 1797: Tratado de paz com a Áustria; Setembro de 1798: alistamento militar obrigatório, guerra contra a Áustria recomeça; 9 de novembro de 1799: 18 do Brumário, golpe de Napoleão para assumir o poder.

Implantou o regime de Consulado e foi nomeado Primeiro Cônsul. Em 1800 aprovou, em plebiscito, uma Constituição. Em 1802, assinou a paz de Amiens com a Inglaterra. Neste período, fundou o Banco da França e organizou sua obra mais relevante: O Código Civil.

Durante a Revolução Francesa, os jacobinos defendiam reformas sociais e, na Assembleia Nacional, sentavam-se do lado esquerdo da sala de reuniões. No Brasil, os clubes republicanos radicais do fim da monarquia se diziam jacobinos por defender as mesmas idéias dos franceses um século antes.

O governo do consulado era republicano e controlado por militares, onde três cônsules chefiavam o poder executivo (Napoleão, Roger Ducos e Sieyés), mas como Napoleão foi eleito primeiro-cônsul da república era ele quem realmente governava.

A Revolução Francesa, iniciada em 1789, com a queda da Bastilha, foi motivada pela desigualdade social, pela crise econômica e pela fome, sendo inspirada nos ideais do Iluminismo. Em 14 de julho de 1789, a população parisiense rebelada atacou a Bastilha, antiga prisão e símbolo do absolutismo francês.

A Era Napoleônica compreendeu o período da chegada de Napoleão Bonaparte ao poder no Consulado, em 1799, e terminou com sua derrota na Batalha de Waterloo e seu exílio na Ilha de Santa Helena, em 1815.