Quem criou o dia do Capoeirista?

Perguntado por: ireal . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

A escolha do 3 de agosto para celebrar o Dia do Capoeirista decorre da Lei nº 4.649, de 7 1985, do governo do estado de São Paulo, que instituiu oficialmente esta data como comemoração a todos os capoeiristas.

Manoel dos Reis Machado

Ensinamentos do criador da Capoeira Regional seguem vivos no Brasil e no mundo. A data de 5 de fevereiro marca 47 anos da morte de Manoel dos Reis Machado, conhecido como Mestre Bimba, o criador da Capoeira Regional que ganhou o Brasil e o mundo. Ainda hoje, Mestre Bimba é referência e inspiração.

No dia 03 de agosto é celebrado o fim da censura no Brasil. Essa data remete ao dia em que a Constituição de 1988 foi outorgada. Com a Abertura Democrática, ocorrida entre os anos de 1979 e 1985, o Brasil deixou de padecer da privação de direitos inerentes a quaisquer sociedades democráticas.

Comemora-se hoje (23) 119 anos de Manoel dos Reis Machado também conhecido como Mestre Bimba. Mestre Bimba nasceu no dia 23 de novembro de 1899 na cidade de Salvador/BA e foi responsável por fundar a primeira escola de capoeira do Brasil e conhecido por ser precursor de um novo estilo chamado “capoeira regional”.

dia 3 de agosto

De presença marcante na cultura popular brasileira, a prática ganhou destaque no calendário comemorativo nacional. A data fixada para celebrar o dia da capoeira é o dia 3 de agosto. Por ter um caráter histórico, vinda do continente africano no século XVI, a atividade é bastante explorada nas disciplinas escolares.

Resumidamente, afirma-se que “a capoeira foi proibida por um longo período, precisamente até 1930, quando mestre Bimba fez uma apresentação da luta para o então presidente Getúlio Vargas, que a transformou em esporte nacional brasileiro”.

Mestre Bimba foi o maior capoeirista de todos os tempos, o libertador da capoeira, o paladino da cultura negra, o criador da luta regional baiana (cognome sob o qual a capoeira foi liberada, na década de 1930, pelo interventor da Bahia, Ten. Juracy Magalhães, da proscrição pelo Código Penal).

estado de Alagoas

Enquanto outros consideram que a capoeira tenha surgido em fins do século XVI no Quilombo dos Palmares ( no atual estado de Alagoas ), situado na então Capitania de Pernambuco (atual estado brasileiro de Pernambuco).

Acredita-se que o nome capoeira tem origem da língua tupi-guarani e faz referência a uma área de vegetação rala ou cortada. Além de ser uma luta, a capoeira é arte, música e cultura popular. Em 2014, a UNESCO reconheceu a roda de capoeira como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.

A palavra capoeira significa "o que foi mata", por meio da conexão dos termos ka'a ("mata") e pûer ("que foi"). Alude às áreas de mata rasa do interior do Brasil, onde era feita a agricultura indígena.

Em apresentação ao presidente Getúlio Vargas, este, admirado exclamou: “A capoeira é o esporte verdadeiramente nacional”. Em 1934, Getúlio Vargas legalizou a capoeira com profissão.

Capoeira é conhecida também como uma arte marcial brasileira. O dia do Capoeirista é celebrado em 3 de agosto, pois foi nessa data que o Governo do Estado de São Paulo criou a lei Lei nº 4.649, de 1985, que institui o Dia do Capoeirista a ser comemorado anualmente, no dia 3 de agosto.

O dia 15 de julho foi sugerido porque nessa data, em 2008, a capoeira foi registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, por iniciativa do Ministério da Cultura.

Nesta quinta-feira, 4 de agosto, é celebrado o Dia do Padre no Brasil. A origem da data é uma comemoração da festa de São João Maria Vianney, dia em que o Papa Pio XI proclamou o santo como padroeiro de todos os padres. São João foi canonizado em 1925 e foi um dos conselheiros do mundo católico.