Quem criou o Dia do Administrador?

Perguntado por: uneves4 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

O Dia do Administrador foi instituído pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68. Em 2015 a Profissão de Administrador está completando 50 anos – Jubileu de Ouro. O símbolo representa a profissão de administrador no Brasil.

Em 13 de junho de 1969, exatamente quatro anos após a publicação da Lei Federal 4769, de 09 de setembro de 1965, que instituiu a profissão de Administrador no Brasil, o então Conselho Regional dos Técnicos de Administração de Minas Gerais (CRTA/MG) realizava sua primeira reunião de Conselheiros em sede própria.

grupo Oficina de Criação

Segundo o Conselho Federal de Administração, a avaliação final foi bastante acirrada devido às diversas linguagens gráficas, bastante distintas e oriundas de diversas regiões do país. Por fim, o símbolo escolhido foi desenvolvido pelo grupo Oficina de Criação, de Curitiba, Paraná.

Mas muito tempo atrás já surgia um homem que lideraria milhares de funcionários em um trabalho grandioso: foi o egípcio Hemiunu, conhecido principalmente como o primeiro arquiteto da história, é considerado também o administrador mais antigo que se tem notícia.

A história da Administração no Brasil iniciou-se em 1931, com a fundação do Instituto da Organização Regional do Trabalho - IDORT, que contava com o Prof. Roberto Mange, suíço naturalizado, na sua direção técnica.

Fayol foi o criador da Teoria Clássica da Administração. Ele afirmava que administrar era um processo de tomar decisões e que essas decisões se agrupavam em 5 categorias: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.

A história da administração tem continuidade na China, em 500 a.C, quando a Constituição de Chow surgiu como um sistema de administração para o império, com as 8 Regras de Administração Pública de Confúcio, na tentativa de definir regras e regulamentos focados na administração pública.

Administração. O Símbolo da Administração é um emblema formado por setas, ou flechas, e triângulos a partir de um quadrado. Ele tem o significado de meta comum e organização, e representa o Conselho Federal de Administração.

A história da ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL iniciou-se em 1931, com a fundação do INSTITUTO DA ORGANIZAÇÃO RECIONAL DO TRABALHO – IDORT, que contava com o Prof. Roberto Mange, suíço naturalizado, na sua direção técnica.

Os três primeiros governadores gerais que administraram o Brasil Colônia foram: Tomé de Souza (1549 a 1553), seguido de Duarte da Costa (1553 a 1558) e Mem de Sá (1558 e 1572). A administração de Tomé de Sousa iniciou o processo de restabelecimento da Coroa Portuguesa nas terras brasileiras.

Em 1952, ano em que se iniciava o ensino de Administração no Brasil, os EUA já formavam em torno de 50 mil bacharéis, 4 mil mestres e cem doutores por ano, em Administração. A evolução de tais cursos se apresenta como uma faceta do desenvolvimento do espírito modernizante.

Vamos lá: Administrador, ou ADM como muitas vezes é carinhosamente chamado, é aquela pessoa que cursou Administração e está devidamente registrada em Conselhos Regionais de Administração, presentes em todas as unidades federativas do Brasil.

Administração é fazer as coisas direito. Liderança é fazer as coisas certas. Administração é a arte de criar os caminhos que levam a humanidade à excelência de suas realizações.

As flechas centrais, como se vê, direcionam-se para o mesmo ponto, no centro do símbolo, o que representa a ideia de direcionamento para um objetivo em comum. As flechas laterais são representações das metas a serem atingidas pelo administrador.

Caso você não saiba, Jorge Lemann foi eleito o maior bilionário do país pela conceituada Revista Forbes, publicação norte-americana de negócios e economia. Seu nome é famoso no mercado financeiro, especialmente depois de ele ter adquirido o banco Garantia e começado uma carreira de destaque no mundo das finanças.

O empresário e escritor Jack Welch construiu uma carreira de tanto sucesso, que conseguiu reescrever a forma de gerir os negócios. É considerado por muitos como o melhor administrador de empresas e executivo de todos os tempos, construindo um legado que serve de base para quem deseja fazer uma carreira de sucesso.

Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões.

A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência).

Profissão Administrador: salário e carreira na área de ADMINISTRAÇÃO

PORTE DA EMPRESASALÁRIO MÉDIO
TraineeJunior
Grande EmpresaR$ 3.944,53R$ 4.930,66
Média EmpresaR$ 3.034,26R$ 3.792,82
Pequena EmpresaR$ 2.334,04R$ 2.917,55

O administrador trabalha em diversas estruturas dentro de uma organização e é responsável pelo planejamento de estratégias, pelo gerenciamento do dia-a-dia da companhia e pela gestão de recursos financeiros, materiais e humanos.

Conheça Peter Drucker, considerado o “pai” da Administração moderna. A maioria dos grandes líderes se inspira em outros para crescer. Uma grande fonte de inspiração para todos que se aventuraram pelo ramo da administração no século XX foi o austríaco Peter Drucker.