Quem criou o cashback?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

Ebate

Como surgiu o cashback? O sistema de cashback é muito popular no Reino Unido e nos Estados Unidos, onde programas do tipo são aplicados principalmente em empresas de cartão de crédito. Ele foi criado em 1998 pela empresa norte-americana Ebate.

Cashback é um método de pagamento em que o cliente recebe de volta parte do dinheiro gasto em compras. A porcentagem recuperada depende da loja ou do produto adquirido. Após o regate, o usuário pode transferir o valor diretamente para sua conta.

Cashback significa “dinheiro de volta”, segundo a tradução da palavra em inglês. Esse é um sistema de compras no qual o consumidor reembolsa uma parcela do valor investido na compra. A devolução, normalmente, acontece na forma de crédito para outras compras ou de depósito na conta corrente.

O cashback é um benefício do cartão de crédito onde uma parte das compras elegíveis feitas no cartão de crédito é reembolsada ao titular do cartão. Por exemplo, se um cartão de crédito oferecer 1,5% de cashback em cada compra, o usuário ganhará 1,5 centavos em dinheiro para cada real gasto.

Para o cashback ser depositado na sua conta, basta que o pagamento seja aprovado. Já em compras feitas no site da loja parceira — quando o usuário clica em um dos estabelecimentos listados no app e é redirecionado —, é possível escolher entre as formas de pagamento oferecidas pela loja.

Pessoas que utilizaram o cartão de crédito por um tempo têm direito de resgatar uma parte dos valores gastos; O governo cobrou uma tarifa maior do que devia pelo uso do cartão, e agora existe a chance de recuperar esse valor.

Desde então, muitas empresas implementaram o sistema, incluindo e-commerces, bancos e fintechs. Para ilustrar melhor, imagine que você tenha feito uma compra de R$ 500 e que a empresa X tenha anunciado que você terá 3% de cashback. Isso quer dizer que você receberá R$ 15 pela aquisição.

Infelizmente, não. O programa que oferece cashback aos clientes não permite o saque ou a transferência dos valores para uma conta bancária. Portanto, somente é possível usá-lo para compras futuras, onde o cashback será utilizado para fins de descontos nas suas novas aquisições nos parceiros Ame.

Infelizmente, não é possível transferir o saldo de cashback para uma conta bancária para resgatar como dinheiro.

Cashback é um programa de recompensas que algumas empresas, lojas e marcas oferecem aos clientes. Ele surgiu nos Estados Unidos na década de 1980, criado por algumas operadoras de cartão de crédito.

Se a empresa escolhe oferecer desconto, o dinheiro sai imediatamente do caixa da empresa. Porém, se a empresa tem um programa de cashback, o dinheiro que volta para o cliente, fica acumulado para que ele faça o resgate na próxima compra que realizar.

Existe um limite de cashback para o cliente receber? De acordo com o regulamento do PagBank, não há um teto para o cliente acumular em cashback.

O Projeto de Lei (PL) da reforma tributária aprovado na Câmara dos Deputados prevê um cashback aos contribuintes brasileiros, ou seja, a devolução de parte do dinheiro gasto. A proposta ainda precisa passar pela análise do Senado Federal. Esse reembolso tem como objetivo combater as desigualdades de renda.

Cashback é melhor a não ser que você faça muitas viagens no decorrer do ano. As milhas pode ate gerar mais retorno mas esse negocio de esperar uma promoção pra dobrar os pontos não me agrada, precisa ficar sempre acompanhando pra não perder o dia da troca.