Quem criou o caruru?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.2 / 5 19 votos

O caruru é um prato de origem africana que chegou ao Brasil com os escravos que desembarcavam por aqui e rapidamente foi incorporada na nossa cultura, sofrendo com o sincretismo e sendo adaptada de várias formas.

2 – O Mito do Caruru
Resumidamente: toda vez que Xangô ia comer o seu amalá (comida parecida com o caruru, mas que leva carne e pimenta), Exu Ijélú vinha e roubava a comida dele.

O caruru é uma típica comida de origem africana, um símbolo dessa culinária tão rica que se concentra, principalmente, no estado da Bahia, na tradicional culinária baiana.

O caruru (Amaranthus sp.) é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), da família das Amaranthaceae. Possui origem na América do Sul e Central e é uma planta encontrada facilmente, pois sua germinação é espontâneo e tem crescimento rápido.

O vatapá é influência da culinária africana trazida pelos africanos escravizados nos navios negreiros, a partir do século XVI. Com os ingredientes encontrados nesta nova terra e a necessidade de suplementar sua dieta alimentar, desenvolveram outros pratos, que passaram a ser típicos da culinária brasileira.

O nascimento de gêmeos, na cultura Iorubá, é considerado como um fenômeno divino e sagrado, e a simbologia do caruru vem daí.

O mel é proibido. “Ele não come mel porque foi criado dentro de um casulo de abelha”, afirma Leila. Este é um dos Orixás mais conhecidos e que come de tudo. As oferendas mais comuns são os padês a base de farinha de mandioca, com azeite de dendê ou mel de abelha, água e bebida alcoólica.

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).

Oxum

Para 2023, Oxum, divindade das águas doces, protetora da fertilidade, da gestação e do poder feminino, apareceu em várias listas apresentadas pelos religiosos como a Orixá que reinará o ano. Relacionada à beleza e à sensibilidade, Oxum é também a Deusa das Artes.

Festa de Cosme e Damião é sincretismo com sabor doce.

De onde ele vem? Difundida no candomblé e ofertada para a orixá Iansã, a receita chegou ao Brasil vinda do Golfo do Benim, na África Ocidental, por imigrantes africanos na época da escravidão. A palavra acarajé se origina da língua africana iorubá: akará = bola de fogo e jé = comer, sendo assim, “comer bola de fogo”.

Você sabe a diferença entre o vatapá e o caruru? Vatapá é um creme cuja base é o pão dormido. Já o caruru é feito com quiabo. Ambos levam em sua receita castanha de caju, amendoim, leite de côco, gengibre e todas as verduras.

O cariru (Talinum triangulare), também chamado de caruru, beldroega-graúda, lustrosa-grande, maria-gorda, erva-gorda, major-gomes é uma hortaliça herbácea amplamente distribuída pela América Tropical, que chega até 60 cm de altura.

Diversas espécies de Amaranthus (caruru) têm sido relatadas como tóxicas para bovinos, causando nefrose tubular, como Amaranthus hybridus, A. thus blitum, A. spinosus, A.

Continuar lendo Quem criou o Sol?