Quem criou o Arcadismo?

Perguntado por: sapolinario . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Também conhecido como neoclassicismo, o arcadismo, no Brasil, teve como marco inicial o livro “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa, em 1768, e foi a principal tendência estética produzida no país na época, tendo seus principais autores presentes na cidade de Vila Rica, atual Ouro Preto, em Minas Gerais.

em 1768

O Arcadismo no Brasil teve início, em 1768, com a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa. Os autores árcades, em geral, viveram na cidade de Vila Rica, onde hoje fica Ouro Preto (MG).

O Arcadismo foi um movimento literário que ocorreu no século XVIII e que foi influenciado pelo Iluminismo e pelo avanço industrial europeu. Bocage é um dos principais nomes do Arcadismo. O Arcadismo foi o principal movimento literário do século XVIII.

Qual é o objetivo do Arcadismo? No contexto do Arcadismo, o objetivo do movimento literário e artístico era o de se contrapor ao Barroco, ou seja: focar a razão, trazer um vocabulário mais simples, diminuir o exagero na produção artística, utilizar uma linguagem séria, entre outros.

Principais obras:

  • Culto Métrico (1749)
  • Munúsculo Métrico (1751)
  • Labirinto de Amor (1753)
  • Epicédio (1753)
  • Lírica Ressonância (1753)
  • Obras Poéticas (1768)
  • Vila Rica (1773)
  • Poesias Manuscritas (1779)

O Arcadismo defendeu a “arte pela arte”, um retorno aos ideais literários clássicos. c) Como expressão artística da burguesia, o Arcadismo veiculou também certos ideais políticos e ideológicos dessa classe, formulados pelo Iluminismo.

Inspirados por valores greco-latinos, os escritores árcades exaltavam a harmonia e o culto à beleza clássica. Além disso, o contexto histórico do Arcadismo é contemporâneo ao Iluminismo, à ascensão da burguesia e ao declínio da monarquia absolutista.

Carpe Diem

Carpe Diem (Aproveitar a vida, viver o momento);

No Brasil, o Arcadismo teve como marco inicial a publicação de “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa em 1768 e, ademais, a fundação da “Arcádia Ultramarina”, em Vila Rica. Vale lembrar que o nome dessa escola literária provém das Arcádias, ou seja, das sociedades literárias da época.

As principais características das obras do arcadismo brasileiro são: valorização da vida no campo, crítica a vida nos centros urbanos (fugere urbem = fuga da cidade), uso de apelidos, objetividade, idealização da mulher amada, abordagem de temas épicos, linguagem simples, pastoralismo e fingimento poético.

Na Europa o arcadismo surgiu em um momento de ascensão da população burguesa, dos valores religiosos, sociais e políticos. Já o arcadismo no Brasil buscava estabelecer a vida simples, a racionalidade. Ou seja, os autores árcades buscavam a comunhão com a natureza, onde não havia subjetividade, mas sim objetividade.

Temas do Arcadismo
Os poetas árcades escreviam sobre a beleza natural, a paz do campo e a vida simples. Costumavam criticar e desprezar a vida nos centros urbanos, pela agitação e problemas da vida moderna.

Autores: 1. Arcadismo – Sonetos de Bocage

  1. Apenas vi do dia a luz brilhante. Apenas vi do dia a luz brilhante. ...
  2. Já Bocage não sou!… À cova escura. ...
  3. Olha, Marília, as flautas dos pastores. Olha, Marília, as flautas dos pastores. ...
  4. Oh retrato da Morte, oh Noite amiga. Oh retrato da Morte, oh Noite amiga,

Os árcades buscam expressar a ideia de uma vida tranquila, amena e natural, onde o caos das cidades é substituído pelos cenários bucólicos do campo. Assim como o bucolismo, o pastoralismo também se refere ao modo simples, ingênuo e tranquilo que o personagem é apresentado.

A importância do Arcadismo reside no estabelecimento de um sistema literário organizado, com a presença de obras com objetivos estéticos mais ou menos em comum, uma diversidade de autores e um público leitor.

- Basílio da Gama

  • Epitalâmio às núpcias da Sra. D. Maria Amália (1769)
  • O Uraguai (1769)
  • A declamação trágica (1772)
  • Os Campos Elíseos (1776)
  • Relação abreviada da República e Lenitivo da saudade (1788)
  • Quitúbia (1791)

Anos depois da Revolução Francesa, surgiu o Arcadismo, também conhecido por Setecentismo ou Neoclassicismo.

1825

O Arcadismo Português terminou em 1825, com a publicação do poema “Camões”, de Almeida Garrett, o qual inaugura uma nova fase: o Romantismo. O maior destaque na produção árcade portuguesa foram os poemas, sendo Bocage um dos maiores representantes.

Continuar lendo Quem criou Arcadismo?