Quem criou o alfabeto para cegos?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Breve histórico do criador e do Sistema Braille de leitura e escrita para cegos. Louis Braille nasceu em 4 de janeiro de 1809, na pequena cidade francesa de Coupvray, pertencente ao distrito de Seine-Marne, a cerca de 45km de Paris.

O Sistema Braille, tornou-se universal para leitura e escrita para cegos, sendo adaptado a todos os alfabetos, como o chinês, o árabe e o guarani. Ao longo do tempo, também foi adaptado para se aplicar a todas as áreas do conhecimento.

A primeira iniciativa, em todo o mundo, de prover educação às pessoas cegas foi em 1784, na França, quando Valentin Haüy criou o Instituto Real dos Jovens Cegos de Paris.

Os Escribas – Aproximadamente 3000 a.C.
Os registros mais antigos de escribas são do Egito e datam de aproximadamente 3 mil anos antes de Cristo. Aqui vemos um grande avanço na história da leitura: ela não era mais usada apenas para questões comerciais ou legais, mas também para comunicação e registro da história.

Significado de Braile
substantivo masculino Sistema de escrita caracterizado por possuir pontos que, em relevo, dão indicações de leitura para pessoas que não conseguem enxergar; essas pessoas podem ler pelo tato e também escrever com o auxílio desse sistema; braille.

Por serem formadas a partir da combinação de seis pontos, as letras em Braille são bem mais semelhantes entre si do que as letras do sistema impresso, o que torna o sistema Braille mais difícil de ser aprendido (Pring, 1994).

O que é o braile? Trata-se de um sistema de escrita com 64 variações que formam as letras do alfabeto, os sinais de pontuação e os números. Os códigos são formados por seis pontos dispostos em duas fileiras paralelas na vertical.

O sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada.

Louis Braille

Louis Braille, mais raramente Luís Braille, foi o criador do sistema de leitura por tato para cegos que recebeu seu nome, braille.

O Braille foi oficialmente introduzido no Brasil em 1854.
Isso resultou do esforço de José Álvares de Azevedo para que fosse criada uma instituição que fornecesse educação para jovens cegos.

O Sistema Braille baseia-se em 6 pontos, dispostos numa estrutura matricial de duas colunas e três linhas, possibilitando a configuração de 63 sinais simples, além do espaço em branco.

Imperial Instituto dos Meninos Cegos

Cria-se no Rio de janeiro, através do decreto imperial nº 1.428, de 12 de setembro de 1854, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, primeira instituição da América Latina no atendimento às pessoas com deficiência visual, atual Instituto Benjamin Constant (IBC).

José Alvares de Azevedo

Saiba quem foi José Alvares de Azevedo, o patrono da educação de cegos, homenageado pelo Google. O Google escolheu neste sábado (8) para ilustrar o doodle, versões ilustradas do logotipo para comemorar datas especiais, José Alvares de Azevedo, dia em que o professor completaria 189 anos.

O atual Instituto Nacional de Educação de Surdos foi criado em meados do século XIX por iniciativa do surdo francês E. Huet, tendo como primeira denominação Collégio Nacional para Surdos-Mudos. Em junho de 1855, E.

O primeiro livro do mundo que se tem registro são trechos de poemas sobre um rei da Mesopotâmia. Esse livro foi escrito em cerâmica e pedra, como era o costume na época. Já o primeiro livro impresso só foi possível graças a Gutenberg, um inventor alemão do século XV.

Olá! Os primeiros indivíduos aprenderam a ler pois inventaram algum método de escrita, ou seja, eles criaram os primeiros métodos de transmitir conhecimento para as próximas gerações ou de guardar fatos e conhecimentos para si mesmo.

História do Livro no Brasil
No Brasil, o livro foi introduzido no período colonial pelos portugueses, sobretudo, pelos jesuítas, figuras que participaram da catequização indígena, bem como da introdução da educação formal no país.

O sistema de escrita em relevo conhecido pelo nome de "Braille" é constituído por 63 sinais formados a partir do conjunto matricial = (pontos 123456).