Quem criou Janaína Diniz Guerra?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Marieta Severo

Então isso é muito terrível, muito cruel". Janaina, que hoje tem 48 anos, foi criada pela Marieta Severo e Chico Buarque até os dez anos de idade, até que o pai pudesse criá-la.

Leila, depois de uma curta atividade como professora, quando ensinava, desde os 15 anos, crianças do maternal e jardim de infância, iniciou sua carreira como atriz aos 17 anos, no Teatro.

A cineasta Janaina Diniz, filha de Leila, está preparando um filme e uma série documental a partir de diários inéditos deixados pela atriz, que morreu aos 27 anos.

A atriz Marieta Severo criou a filha de sua melhor amiga, a atriz e modelo Leila Diniz que morreu em um acidente aéreo na década de 70, quando tinha apenas 27 anos.

A Maternidade Leila Diniz foi inaugurada no final de 2007, possui enfermaria canguru, curso para gestantes e atendimento de alto risco.

Leila é fisioterapeuta, doutora em Ciências da Reabilitação, digital influencer, palestrante e doula de adoção. Foi adotada aos 3 dias e hoje é mãe de um menino com deficiência e de uma menina pela via da adoção, além de exercer o papel de esposa e dona de casa.

Aos 50 anos de idade, Leila Lopes foi encontrada morta em seu apartamento no bairro do Morumbi, em São Paulo. Era uma madrugada do dia 3 de dezembro de 2009. Após investigações, confirmou-se que a atriz cometeu suicídio ingerindo veneno para rato.

Desembargadora Leila Santos Lopes
Desembargadora com assento efetivo na 18ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro desde 24 de janeiro de 2022.

Leila Diniz quebrou tabus de uma época em que a repressão dominava o Brasil, escandalizou ao exibir a sua gravidez de biquíni na praia, para a câmera do fotógrafo Joel Maia na ilha de Paquetá, para a revista Cláudia. Também chocou o país inteiro ao proferir a frase: Transo de manhã, de tarde e de noite.

Foi uma revolucionária de costumes. Uma mulher que mudou o comportamento das mulheres. Grávida, dessacralizou a maternidade ao botar um biquíni e ir à praia, sem proteger a barriga com uma bata, como era costume. Mas, ela não queria levantar bandeiras ou chocar a sociedade.

  • Ruy Guerra (de 1965 a 1971)
  • Domingos Oliveira (de 1962 a 1965)

Louise Cardoso

Noutra ocasião, um rapaz lhe confidenciou que, depois de conhecer melhor a história de Leila Diniz (1945-1972), interpretada no cinema por Louise Cardoso, resolveu assumir sua homossexualidade para a família. "O mérito não é meu ou do filme. O mérito é todo da Leila!", garante o diretor. "A história dela é muito forte.

  • Helena Buarque
  • Sílvia Buarque
  • Luísa Buarque

14 de junho de 1972