Quem criou o lema Deus pátria e família?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

- Facebook\x22,\x22\\\x22Deus, Pátria e Família era o lema do integralismo, movimento de inspiração fascista fundado por Plínio Salgado em 1932. Sob o lema “Deus, Pátria e Família”, Plínio Salgado tentou galgar o poder no Brasil; em seus discursos era comum dizer “Por Cristo luto; por Cristo vos ...

Benito Mussolini

Benito Mussolini foi o fundador e o grande líder do fascismo italiano, governando a Itália de 1922 a 1943. Apesar de ter sido conhecido como um ardoroso socialista, na juventude, mais tarde Mussolini adotou ideais conservadores e reacionários e fundou o movimento que se tornou o Partido Fascista.

Fascio

“Fascio”, em italiano, significa “feixe de varas”. O símbolo fascista consistia em uma machadinha envolta por um feixe.

A ideologia económica fascista aceitava a motivação pelo lucro, mas sublinhava a necessidade da indústria em defender o interesse nacional acima do lucro privado. O fascismo defendia uma economia controlada pelo estado que aceitava uma mistura de propriedade privada e pública dos meios de produção.

Anauê era a saudação empregada em exibições públicas pelos integralistas brasileiros, de modo semelhante às saudações dos fascistas europeus e à saudação nazista, por sua vez evoluídas da saudação romana.

Integralismo ou integrismo é uma interpretação política da Doutrina Social Católica que defende o princípio de que a religião católica deve ser a base do sistema legal e das políticas do Estado dentro da sociedade civil, onde quer que a preponderância dos católicos dentro dessa sociedade torne isso possível.

A AIB defendia o nacionalismo e “identificava como seus inimigos o liberalismo, o socialismo, o capitalismo financeiro internacional, em mãos de judeus.”

Em 2021, lideranças da FIB filiaram-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), afirmando que seu presidente, Roberto Jefferson, vem de família tradicionalmente integralista. Segundo a organização, o PTB consolidou-se como “importante opção para membros do movimento que queiram disputar as eleições de 2022 e de 2024”.

Nos feriados era grande a disputa por melhor colocação e destaque no cortejo. Deles havia os que usavam a farda durante todos os dias da semana pelo simples orgulho de ser Integralista. Mas os adversários políticos logo lhes deram o famoso apelido de “Galinhas Verdes”.

O Sigma é o sinal simbólico do Movimento Integralista. É uma letra grega que corresponde ao nosso “S” sinônimo de soma. É usada para indicar a soma dos finitamente pequenos e também era a letra com a qual os primeiros cristãos da Grécia indicavam o nome de Cristo (Soteros).

O Integralismo foi um movimento de extrema-direita fundando em 1932 pelo jornalista Plínio Salgado. Teve com inspiração os ideais nazistas e fascistas da Europa, embora não incluísse o racismo entre seus preceitos. Seu lema é “Deus, pátria e família”, e seus símbolos são a letra sigma e a saudação anauê.

Além de subverter todos os pilares democráticos do país ao pregar o nacionalismo revolucionário, estabeleceu uma autoridade ditatorial por meio ilegais, assassinou seus inimigos políticos, aprovou invasões, reprimiu a classe trabalhadora, privou a liberdade de expressão e priorizou os ricos — o líder fascista conseguiu ...

Mussolini foi o fundador do fascismo, que incluía elementos de nacionalismo, corporativismo, capitalismo monopolista, sindicalismo nacional, expansionismo, progresso social, colaboração de classes, antiliberalismo, anticomunismo e oposição ao capitalismo liberal, se opondo também às ideias de luta de classes e do ...

Além da Itália e Alemanha, registraram-se movimentos fascistas de destaque na Áustria, Bélgica, Grã-Bretanha, Finlândia, Hungria, Romênia, Espanha bem como na África do Sul e Brasil.

Benito Mussolini foi o líder do fascismo italiano e governou ditatorialmente a Itália entre 1922 e 1943. Mussolini é considerado o grande responsável pela ascensão do fascismo na Europa.

Benito Mussolini

Benito Mussolini (1883-1945) foi o líder do Partido Fascista, que dominou a Itália entre 1922 e 1943.

O movimento fascista nasceu na Itália em março de 1919, quando Benito Mussolini fundou o Grupo Italiano de Combatentes (FIC), que viraria o Partido Nacional Fascista (PNF), uma organização paramilitar de cunho nacionalista que unia em especial ex-combatentes da Primeira Guerra Mundial, homens desempregados e jovens.