Quem criou as múltiplas inteligências?

Perguntado por: lramires . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

O conceito das inteligências múltiplas foi criado pelo psicólogo Howard Gardner, na Universidade de Harvard no ano de 1983. Gardner concluiu que a inteligência humana é como um quebra-cabeça composto por oito peças, tendo todas elas o mesmo valor e importância.

Howard Gardner, influenciado por Piaget, em 1983 Gardner e uma equipe de pesquisadores divulgaram a teoria das inteligências múltiplas, questionando a visão predominante de inteligência centrada em habilidades linguísticas e lógico-matemáticas.

Influências acadêmicas – Formado em psicologia cognitiva e educacional, Howard Gardner foi influenciado pelos trabalhos do também psicólogo Jerome Bruner e do epistemólogo Jean Piaget. O autor reconhece que Jean Piaget foi quem mais o influenciou intelectualmente (gardner, 2006).

Um dos princípios de Howard Gardner é atender à diversidade, ou seja, mostrar que todos podem aprender e desenvolver diferentes habilidades, contanto que suas inteligências sejam estimuladas de forma individual. O educador americano defende que as inteligências são múltiplas, assim como as formas de aprender.

Howard Gardner opôs-se à ideia de inteligência geral, argumentando que os testes de QI, na verdade, medem habilidades acadêmicas distintamente estreitas, negando que haja uma única habilidade geral que atravesse vários domínios diferentes.

Após diversas pesquisas e testes, Gardner chegou a conclusão de que existem nove tipos de inteligências. Para ele, todos nós nascemos com inteligências múltiplas, mas ao longo da vida, cada pessoa desenvolve uma ou duas áreas conforme as experiências que vivencia.

As inteligências múltiplas são basicamente um conceito que defende que cada pessoa tem um conjunto de habilidades cognitivas únicas, em diferentes áreas. Isso significa que cada criança tem uma inteligência particular, uma aptidão específica para aprender e se desenvolver em determinadas áreas.

Os primeiros estudos de Gardner definiram as inteligências múltiplas em sete tipos: Lógico-Matemática, Linguística, Interpessoal, Intrapessoal, Físico-Cinestésica, Espacial e Musical.

Então este é o conteúdo certo para você.

  • 7 tipos de inteligência.
  • Inteligência espacial. ...
  • Inteligência físico-cinestésica. ...
  • Inteligência interpessoal. ...
  • Inteligência intrapessoal. ...
  • Inteligência linguística. ...
  • Inteligência lógico-matemática. ...
  • Inteligência musical.

Os primeiros estudos de Howard Gardner definiram as inteligências múltiplas em sete tipos: inteligência lógico-matemática, linguística, interpessoal, intrapessoal, corporal, espacial e musical. Alguns anos após os primeiros resultados, foram adicionados mais dois tipos, a inteligência existencial e a naturalista.

Quais são as inteligências múltiplas de Gardner? Inicialmente as inteligências foram classificadas em sete: lógico-matemática, linguística, interpessoal, intrapessoal, corporal, espacial e musical. Em seguida, após algumas práticas, criou-se também a inteligência naturalista.

O conceito das inteligências múltiplas foi criado pelo psicólogo Howard Gardner, na Universidade de Harvard no ano de 1983. Gardner concluiu que a inteligência humana é como um quebra-cabeça composto por oito peças, tendo todas elas o mesmo valor e importância.

Atualmente, as inteligências do tipo lingüística e lógico-matemática são as mais valorizadas no ambiente escolar (GARDNER, 2001).

As inteligências levantadas na pesquisa de Gardner saem dessas duas áreas e passam a ter uma área bem mais abrangente, sendo elas: linguística, lógico-matemática, espacial, pictória, musical, corporal-sinestésica, naturalista, interpessoal e intrapessoal, existentes no cérebro de todos os seres humanos, sendo que cada ...

Sua insatisfação com a idéia de QI e com visões unitárias de inteligência, que focalizam sobretudo as habilidades importantes para o sucesso escolar, levou Gardner a redefinir inteligência à luz das origens biológicas da habilidade para resolver problemas.

Para Howard Gardner, o desenvolvimento das inteligências múltiplas depende de fatores ambientais e neurobiológicos. Isso quer dizer que, para o psicólogo, as pessoas podem ter algumas competências inatas, porém, a influência familiar e as vivências na educação formal são muito relevantes no seu aprimoramento.

O neurocientista realizou três tipos de testes de QI (SD 15, 16 e 24) e atingiu a nota máxima em todos. Os resultados foram 160, 164 e 196 pontos, respectivamente. No geral, a tabela de QI classifica como "gênio" qualquer pontuação acima de 140.

O QI avalia uma série de habilidades mentais, verbais e lógico-matemáticas. QI (Quociente de Inteligência) é uma medida, um número que expressa a capacidade intelectual de um indivíduo com base em critérios de referência e comparações, estabelecendo uma relação entre sua idade mental e cronológica.

Hoje, a Escala Wechsler de Inteligência para Adultos (WAIS-III) é o teste de QI mais conhecido e Confiáveis do mundo, aplicado por milhares de instituições. Existe também um teste específico para menores de 16 anos, a Escala Wechsler de Inteligência para Crianças.

Inteligência Intrapessoal

Inteligência Intrapessoal. O tipo Intrapessoal de inteligência é considerado o mais raro! Desenvolvê-lo é difícil e doloroso. Não basta apenas prática, mas consciência deliberada sobre essa prática.

na década de 1980, em Harvard, Estados Unidos: visual-espacial, musical, verbal, lógico-matemática, interpessoal, intrapessoal, corporal-cinestésica, naturalista e existencial. possui outras dimensões, que extrapolam a classificação de Gardner, tais como a inteligência emocional e a inteligência espiritual.