Quem criou a titulação?

Perguntado por: earagao . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Lewis foi o primeiro cientista a descrever os princípios fundamentais da titulação: introdução do uso de indicadores visuais, instrumentos de medidas mais precisos e determinação da concentração da espécie de interesse de uma amostra através da reação com um padrão.

A titulação é uma das técnicas de laboratório mais utilizadas quando se quer determinar a concentração de uma solução. Isso é feito por meio da reação dessa solução com outra de concentração conhecida. O volume de ambas é determinado experimentalmente.

Tipos de titulação

  • Titulação ácido-base.
  • Titulação por complexação.
  • Titulação por redução-oxidação (redox)
  • Titulação por precipitação.

Esse método é feito colocando-se para reagir uma solução a qual se sabe a concentração, que é denominada de titulante, com a solução a qual não se sabe a concentração, que é denominada de titulado. Uma dessas soluções é uma base, enquanto a outra é um ácido.

Os equipamentos obrigatórios em uma titulação são uma bureta e um erlenmeyer. As soluções envolvidas são uma básica, uma ácida e um indicador ácido-base. Procedimento: Após medir a quantidade de solução problema essa é titulada pela solução padrão de concentração conhecida, que se encontra na bureta.

A diferença entre o ponto final e o ponto de equivalência é o que chamamos de erro da titulação. Normalmente o erro da titulação pode ser estimado por uma titulação em branco, ou seja, a execução do mesmo procedimento sem a presença do analito.

Titulante: reagente ou solução, cuja concentração é conhecida. Titulado: composto ou solução, cuja concentração é desconhecida.

Titulação acadêmica ou Escolaridade é o nível de educação concluído por um profissional ou estudante. Exemplo: Doutorado. Ensino Fundamental.

Em uma titulação, o "ponto final" da titulação refere-se ao momento em que o indicador muda de cor, não devendo ser confundido com o ponto de equivalência de uma titulação, tendo em vista que diferentes indicadores possuem diferentes pontos de "viragem" de cor que não coincidem necessariamente com o ponto de ...

A titulação, também conhecida como titulometria, é um método realizado em laboratório e pode determinar a concentração de uma solução. A titulação é um método realizado em laboratório.

curvas de titulação obtidas a partir de titulações ácido/base. O ponto de inflexão da curva é definido pelo valor de pH ou potencial (mV) e pelo consumo do titulante (mL) correspondentes. O ponto de equivalência é calculado a partir do consumo do titulante da concentração conhecida.

Ácido sulfúrico concentrado, tal como qualquer tipo de ácido, pode ser mais facilmente neutralizado pela combinação com um material que tenha uma natureza básica na escala de pH, com carbonato de cálcio (CaCO 3) e hidróxido de cálcio (CaOH 2) sendo dois dos compostos mais usados.

Cuidado: Matematicamente, densidade e concentração têm fórmulas semelhantes - d=m/V e C=m/V, mas não são a mesma coisa: o m na fórmula da densidade é a massa total da amostra enquanto que na concentração é a massa apenas do soluto.

O Título ou porcentagem em massa é a relação (razão) entre a massa do soluto e a massa da solução. Ele não tem unidades e pode ser expresso também em porcentagem. Nesse caso é só multiplicar o resultado por 100%.

ESCOLHA DO INDICADOR
Indicadores que apresentem mudança de cor na região de variação brusca do pH da curva de titulação possibilitam a determinação do ponto final. Quanto mais próximo do pH no ponto de equivalência ocorre a mudança de cor, mais exato será a determinação do ponto final.

Um dos materiais mais utilizados em laboratórios, o frasco de Erlenmeyer (chamado também de balão de Erlenmeyer) é fundamental para diversos procedimentos que envolvem soluções químicas, como ácidos e outras substâncias, permitindo que sejam observadas reações e analisados diferentes processos químicos.