Quem criou a tirania?

Perguntado por: rtavares3 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

O conceito de tirania é originário da Grécia Antiga e de governos que ascenderam na Era Arcaica (séculos VIII e VI a.C), período marcado por conflitos sociais e pelo desenvolvimento cultural, político e social.

Foi nesse contexto que os governos tirânicos apareceram na cidade-estado de Atenas. O primeiro a chegar ao poder foi Pisístrato (561 – 527 a.C.), que tinha grande prestigio junto às classes populares da região.

Assim sendo, a monarquia poderia se tornar uma tirania. Ou seja, um governo em que o monarca é extremamente repressor e utilizará seus poderes para benefício próprio de maneira tal que sua vontade será imposta acima da vontade do povo.

O primeiro traço de um líder tirano é que ele é dominador, possessivo. Ele sempre fala na primeira pessoa, tudo é dele, ele costuma falar “minha empresa”, “minha equipe”, “meu resultado”. Ou seja, ele se apropria de tudo. Além disso, ele trata as pessoas e as coisas como se fossem posse dele.

O que é Tirania:
O significado de tirania está relacionado com opressão, crueldade e abuso de poder. É um termo que origina do vocábulo grego "turannos" que na Grécia clássica designava um governo ilegítimo, ou seja, teria sido instituído de forma ilegal. Tirano era o nome dado ao representante desse governo.

Tirano era, no mundo antigo, um governante ilegítimo. A partir da Modernidade, a tirania passa a ser um governo autoritário que abusa do seu poder e das leis.

A tirania é uma forma de governo, em que o líder tirânico assume e mantem o poder por vias ilegítimas.

Tirania é um tipo de governo liderado por uma só pessoa onde a "força" não tem justificativa, ou seja, o tirano que manda e faz o que bem entende. Enquanto Democracia é um tipo de governo onde o povo participa ativamente do governo.

Clístenes

De tal maneira, por volta de 510 a.C. a democracia surge em Atenas através da vitória do político aristocrata grego Clístenes. Considerado o "Pai da Democracia", ele liderou uma revolta popular contra o último tirano grego, Hípias, que governou entre 527 a.C. e 510 a.C..

Significado de tirânico
Déspota; que demonstra ou pratica tirania; que usa de um poder soberano e injusto para governar: ditador tirânico. Cruel; capaz de tiranizar; que pratica atos de maldade; que age violentamente e sem piedade.

Tirano, cruel e assassino. Estas são algumas das características que os historiadores atribuíram a Nero — o imperador de Roma a partir do ano 54 d.C. — por quase dois mil anos. Segundo vários cronistas, o jovem líder romano mandou assassinar a mãe, Agripina, a Jovem, e suas duas esposas: Cláudia Otávia e Popeia Sabina.

O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.

Declínio grego
Por fim, os gregos foram derrotados pelos macedônicos e dominados por eles. Registro da Batalha das Termópilas, uma das batalhas mais famosas das Guerras Médicas.

Uma corrente de historiadores e filósofos diz que Sócrates não curtia a democracia, baseado em um de suas principais premissas: o verdadeiro sábio é aquele que tem consciência de sua ignorância. E as massas (mesmo que a quantidade de cidadãos fosse pequena em Atenas) não possuem esse nível de consciência.

Nessa forma de governo era a aristocracia — palavra grega para "o governo dos melhores" — onde uns poucos passariam a vida se preparando para a liderança: eles ficariam encarregados de dirigir a República, para que pudessem tomar decisões sábias para a sociedade.

Para Maquiavel, só existiam duas formas de governo, a saber, república e principado; já Montesquieu percebeu três formas de governo, sendo elas república, monarquia e despotismo.