Quem criou a teoria dos humores?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Galeno de Pérgamo

Inspirado em Hipócrates (considerado o pai da Medicina), o médico e filósofo Galeno de Pérgamo criou a teoria dos quatro temperamentos (ou humores), mostrando que o equilíbrio ou desequilíbrio entre eles determina a nossa personalidade e a nossa propensão a certas doenças.

Hipócrates, filósofo grego, foi o primeiro a formular uma teoria do temperamento, baseando- na teoria dos quatro elementos de Empédocles.

A teoria dos temperamentos se originou das informações contidas em tratados do Corpus Hippocraticum, de Hipócrates, com algumas contribuições de Galeno. Estes ensinamentos foram marcantes para a história tanto da medicina quanto da psicologia, inclusive, Hipócrates é considerado até hoje como o Pai da Medicina.

Existem estudos que apontam o surgimento da teoria humoral dos 4 temperamentos entre os séculos IV a.C. e XVII cuja ocasião permitiu explicar de forma racional alguns fatos sobre a saúde e doença.

Na fisiologia, equivale à substância orgânica líquida ou se mi lí qui da. Na anatomia, fala-se do humor aquoso, por exemplo, produzido no olho.

Existe um estudo bíblico e cristão sobre autoconhecimento que divide a personalidade humana em quatro temperamentos básicos: sanguíneo, fleumático, melancólico e colérico.

Os 4 temperamentos humanos são: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico, cada um com as suas particularidades e especificidades.

“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”. Esta frase foi ditada por Hipócrates há mais de 2400 anos e cada vez mais a ciência comprova a relação estreita entre o hábito alimentar e a diminuição do risco de doenças crônicas e também da sua importância no tratamento destas enfermidades.

Galeno fez muitas importantes descobertas, como distinguir as veias das artérias, o sangue venoso do arterial, propor pela primeira vez que o corpo fosse controlado pelo cérebro, dando a distinção entre nervos sensoriais e motores, descobrindo que os rins processam a urina e demonstrando que a laringe é responsável ...

Era otimista, sabia defender o Evangelho com a voracidade de um colérico e mantinha o controle das situações na maioria das vezes.

Davi era corajoso. Ele foi um lutador desde o início. Mas antes de matar um gigante ou liderar exércitos para a batalha, ele era um pastor e protegia as ovelhas de que cuidava. Ele matou os leões e ursos que ameaçavam seu rebanho.

A palavra cólera é um sinônimo para sentimentos como a raiva, a destemperança e a exaltação. Sendo assim, não é difícil imaginar que indivíduos com o temperamento colérico sejam um dos grandes desafios do setor imobiliário, uma vez que não são propriamente simples de lidar e podem ser muito intensos no que fazem.

Galeno, em seus estudos experimentais e teóricos, dedicou-se imensamente a desven- dar o cérebro, o qual defendia ser o centro da inteligência e do controle do corpo.

A teoria humoral de Hipócrates defende basicamente que o corpo humano se compõe de quatro substâncias. Tais substâncias recebem o nome de “humores”. Elas devem manter um perfeito equilíbrio entre si. Quando perdem esse equilíbrio, surge a doença, tanto do corpo quanto do espírito.

Dentro da classificação adotada por Galeno, haveriam quatro temperamentos básicos: o popular sanguíneo, o sereno fleumático, o forte colérico e o soturno melancólico.