Quem criou a teoria dos 4 temperamentos?

Perguntado por: lpilar . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Galeno de Pérgamo

Inspirado em Hipócrates (considerado o pai da Medicina), o médico e filósofo Galeno de Pérgamo criou a teoria dos quatro temperamentos (ou humores), mostrando que o equilíbrio ou desequilíbrio entre eles determina a nossa personalidade e a nossa propensão a certas doenças.

Temperamento é o conjunto dos traços psicológicos e morais que determinam a índole de um indivíduo e Hipócrates (considerado o Pai da Medicina) foi o primeiro estudioso a criar uma teoria para explicar o Temperamento Humano.

O termo provém do latim temperamentum e está relacionado com a maneira de ser e a forma de reagir dos indivíduos; por conseguinte, o temperamento tem que ver com a interação com o meio envolvente. Diz-se que um indivíduo tem muito temperamento quando as suas reações são veementes e intensas.

Existe um estudo bíblico e cristão sobre autoconhecimento que divide a personalidade humana em quatro temperamentos básicos: sanguíneo, fleumático, melancólico e colérico.

O temperamento vai mostrar possíveis habilidades, defeitos, características emocionais e de humor da pessoa.

  • Diferenças entre teste de personalidade e teste psicológico. ...
  • Colérico. ...
  • Sanguíneo. ...
  • Melancólico. ...
  • Fleumático.

Gideão

#3 Gideão, fleumático
A história de Gideão pode ser encontrada no livro de Juízes, no Antigo Testamento. Este homem, cuja história é bastante conhecida e admirada, tinha temperamento fleumático – o que pode ser percebido ao mostrar-se inseguro ao longo de sua história.

Segundo Petroviski, o temperamento é a característica da personalidade que permite identificar as peculiaridades dinâmicas dos processos psíquicos como intensidade, velocidade, cadência e ritmo.

A teoria hipocrática dos quatro humores, presente na obra Da Natureza do Homem, constitui o corpo humano a partir de quatro fluidos: sangue, fleuma, bile amarela e bile negra. De acordo com o tratado, a saúde seria mantida por um equilíbrio entre esses quatro humores.

De lá para cá, o temperamento se tornou objeto de estudo de várias áreas da ciência, dentre elas a Psicologia e a Filosofia.

Em primeiro lugar, é importante saber que Aristóteles e Hipócrates estabeleceram que existem quatro tipos de temperamentos humanos e que cada pessoa tem pelo menos um que predomina. Esses temperamentos são: colérico, sanguíneo, melancólico e fleumático.

Uma pesquisa revelou os temperamentos mais comuns entre os brasileiros. São doze tipos, entre eles: ansioso, obsessivo, impaciente, irritado, eutímico, ciclotímico. O temperamento ansioso é um dos mais comuns entre os brasileiros.

Além disso, a psicanálise afirma que há impulsos e pensamentos fora da nossa consciência (inconscientes) que guiam e marcam o nosso temperamento. De acordo com a teoria de Sigmund Freud, a mente é composta por diferentes níveis ou camadas. Estes níveis tinham o nome de consciente, pré-consciente e inconsciente.

Segundo especialistas, a resposta é sim. Todos nós, em algum momento da vida (ou em vários), tivemos a necessidade de classificar a nossa personalidade.

Quais são os 4 Tipos de Temperamento?

  1. Sanguíneo. A pessoa que tem o temperamento sanguíneo é caracterizada por ser mais extrovertida e otimista. ...
  2. Colérico. Pessoas com temperamento colérico são mais explosivas e agressivas do que as demais. ...
  3. Fleumático. Sabe aquela pessoa que faz de tudo para evitar um conflito? ...
  4. Melancólico.