Quem criou a teoria da transição demográfica?

Perguntado por: cmata . Última atualização: 1 de março de 2023
4.6 / 5 9 votos

A teoria da Transição Demográfica foi criada pelo americano Warren Thompson no fim da década de 1920, com o objetivo de contestar a Teoria Demográfica Malthusiana.

O termo demografia foi utilizado pioneiramente pelo pesquisador Achille Guillard, no livro Elementos de Estatística Humana ou Demografia Comparada, lançado em 1855.

A transição demográfica é uma teoria demográfica desenvolvida pelo pesquisador Frank Notestein (1902-1983) que avalia o crescimento, e a posterior estabilização, das taxas de natalidade e mortalidade de uma população.

A evolução das taxas de mortalidade, natalidade e fecundidade a partir de 1950 caracteriza o processo de transição demográfica no Brasil.

Em 1929, Warren Thompson (1887-1973) desenvolveu o conceito de transição demográfica. O objetivo era a contestação da Teoria Demográfica Malthusiana, tomando por base a matemática. Resumidamente, diz respeito às variações das taxas de mortalidade e natalidade em sociedades específicas.

As principais teorias demográficas são: malthusianismo, neomalthusianismo, teoria reformista e transição demográfica. As teorias demográficas explicam a evolução das populações.

Karl Marx

As bases da Teoria Reformista seguem os ideais do sociólogo Karl Marx, que acredita que o problema da pobreza no mundo está relacionado com a má distribuição de renda, que é desigual, gerando uma pequena parcela da população com as maiores economias, e consequentemente a maior parcela populacional com a renda baixa, a ...

4. Fase do novo equilíbrio, com mortalidade e fecundidade baixas: Tradicionalmente, esta era a fase que se projetava como o fim da transição demográfica, com um equilíbrio re- lativamente estável entre taxas de mortalidade e natalidade baixas e aproximadamente iguais.

A primeira foi a Teoria Malthusiana, elaborada no final do século XVIII pelo pastor e economista inglês Thomas Malthus, que publicou a obra Ensaios sobre os princípios da população, onde escreve suas concepções acerca do crescimento populacional e suas consequências para o mundo.

Thomas Malthus

A Teoria Malthusiana foi desenvolvida pelo economista inglês Thomas Malthus (1736–1834). Ele defendia que a população mundial cresceria em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos cresceria em progressão aritmética.

Primeira fase: pré-transição, quando mortalidade e natalidade estão elevadas. Segunda fase: explosão demográfica, quando há queda da mortalidade e elevada natalidade, resultando no acentuado crescimento populacional. Terceira fase: desaceleração do crescimento populacional com queda da natalidade e baixa mortalidade.

O Brasil está passando por um processo de transição demográfica que se deu, basicamente, em função da diminuição das taxas de natalidade concomitantes a redução nas taxas de mortalidade, e uma das principais consequências deste processo será o envelhecimento da população brasileira.

A partir da década de 1980, o Brasil ingressou naquilo que se qualifica como “transição demográfica”.

As causas estão ligadas essencialmente à diminuição da mortalidade, resultado dos avanços da medicina, com a descoberta dos antibióticos, a universalização da assistência médico-hospitalar, as vacinações e a expansão do saneamento básico.

Vem ver!

  1. fase da transição demográfica. Na primeira fase, a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade eram muito elevadas. ...
  2. fase da transição demográfica. ...
  3. 3ª e 4 ª fases da transição demográfica. ...
  4. fase da transição demográfica.