Quem criou a Távola Redonda?

Perguntado por: aleiria . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Citada pela primeira vez em 1155, no livro de versos Roman de Brut, escrito pelo poeta Wace, a távola nasceu devido inteligência de Arthur que, visando evitar disputas entre os seus cavaleiros, criou uma mesa redonda onde ninguém seria visto como comandante, uma vez que seus subordinados jamais aceitariam ter um cargo ...

Távola Redonda
O formato era redondo para mostrar que nenhum deles era mais importante que os demais. Eis a lista dos membros da Távola Redonda: Kay. Lancelot.

O rei foi considerado um fantástico líder britânico. Ele comandou a defesa da Grã-Bretanha quando foi invadida no fim do século V e começo do século VI. De acordo com os romances de cavalaria e também com a história medieval, se tratava de invasores saxões, que era uma espécie de associação de tribos germânicas.

Não existe nenhuma prova de que o Rei Arthur tenha existido, mas sua lenda circunda o mundo, afirmando que ele foi um dos mais importantes líderes da Idade Média. Por sinal, essa é uma história que existe a pelo menos mil anos.

Esse é um formato onde é feito uma conversa ou troca de ideias entre os convidados presentes sobre um determinado tema específico. Esse nome se deve a estrutura utilizada, onde as pessoas ficam em torno de uma mesa ou formam um semicírculo de frente para o público.

Normalmente os membros de uma mesa redonda são criaturas gabaritadas para discorrer sobre determinado tema. O moderador ou coordenador do evento tem a função de dar início à reunião, como nos debates. Ele propõe o assunto que será enfocado e também apresenta os expositores.

A mesa redonda tem a função de promover debates. Portanto, é fundamental que todos os participantes tenham conhecimento prévio do tema de discussão. Isso só é possível se houver um tema. Para que esse primeiro ponto seja definido, você precisa pensar nos objetivos da sua mesa redonda.

Esse conceito de mesa posta surgiu na França há muitos anos e chegou ao país através do movimento “Meseiras do Brasil”, cerca de 6 ou 7 anos atrás. A partir daí, tomou conta de muitos lares e arranca suspiros das pessoas que sabem apreciar uma bela mesa!

Nesse livro somos apresentados às aventuras de três grandes cavaleiros da Távola Redonda: os ilustres Sir Lancelot, Sir Tristão e Sir Percival. São algumas das histórias mais impactantes e duradouras no vasto universo das lendas arturianas.

Use com hífen. Plural: mesas-redondas. O Senado realizou ontem, no Auditório do Interlegis, mesa-redonda para debater a igualdade de gênero e de raça nas instituições públicas.

Lancelote era o mais valoroso guerreiro do rei e o mais hábil domador de cavalos selvagens. Ele não tinha relacionamento com mulher alguma, pois aquela que ele amava não podia ser dele.

Rei Arthur

Rei Arthur foi o líder dos bretões que junto com seus fieis cavaleiros venceram as invasões saxônicas em doze batalhas sucessivas na Idade Média britânica.

A Távola Redonda de Winchester, cidade que foi capital da Inglaterra antes de Londres, é uma grande mesa que está localizada no The Great Hall. “O Grande Salão” é um dos melhores salões de alas medievais sobreviventes do século XIII que fazia parte do antigo Castelo de Winchester.

Sir Lancelot

Um dos cavaleiros mais famosos da Távola Redonda era Sir Lancelot, um cavaleiro hábil e forte que embora fosse muito fiel ao rei amava a rainha, formando um triângulo amoroso, sendo denunciado ao rei por cavaleiros malevolentes.

Merlin

O mago apresentou o jovem Arthur à espada mágica, Excalibur — que queria dizer “corta aço”. Merlin levou Arthur ao lago, onde a mão de Nimue emergiu da profundidade com a arma. De lâmina inquebrável, havia sido forjada por um ferreiro elfo da ilha lendária de Avalon.

Em muitas versões, a lâmina de Excalibur foi gravada com frases em lados opostos: “Leve-me” e “Me afaste” (ou similar). Além disso, quando Excalibur foi puxada pela primeira vez, na primeira batalha testando a soberania de Arthur, sua lâmina cegou seus inimigos.