Quem criou a tabuada de Pitágoras?

Perguntado por: dbrito . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Pitágoras, filósofo e matemático grego do século VI a.C., criou uma tabela que permite efetuar as operações de multiplicação da tabuada tradicional.

Podemos dizer que o termo, como conhecemos hoje, foi conceituado pelo filósofo Pitágoras. Muitos livros antigos, inclusive, o apresentam como “tabuada de Pitágoras”. Outra curiosidade é que a palavra teve origem a partir das tábuas que eram utilizadas na Grécia Antiga para fazer cálculos.

A tabuada de Pitágoras é uma tabela que contém um conjunto de 100 números arranjados de forma a apresentar a tabuada e despertar a curiosidade das crianças, envolvendo-as em uma investigação matemática.

Pitágoras foi um exímio geômetra, deixando como principal contribuição para a Matemática a descoberta da relação de igualdade entre o quadrado da hipotenusa e a soma dos quadrados dos catetos no interior de um triângulo retângulo, o que ficou conhecido como teorema de Pitágoras.

Pitágoras de Samos

O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”. A vida de Pitágoras está envolvida em muitas lendas, por isso torna-se difícil relatar a sua história.

Na Grécia antiga, usavam-se tábuas de argila ou pedra para fazer cálculos. Elas funcionavam como gabaritos para tornar mais rápidas as transações comerciais. Pitágoras, filósofo e matemático grego do século VI a.C., criou uma tabela que permite efetuar as operações de multiplicação da tabuada tradicional.

Existem diferentes tabuadas, sendo uma para cada operação, ou seja, temos a tabuada da adição, a da multiplicação, a da subtração e a da divisão.

A tabuada é um sistema utilizado na matemática que reúne os múltiplos e divisores dos números de maneira organizada. Ela auxilia nas diversas operações da matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão), facilitando assim os cálculos.

O fato é que é imprescindível que o aluno saiba como se compõem as operações, assim como é imprescindível que o mesmo saiba toda a tabuada “na ponta da língua”. Mas por que é tão importante memorizar a tabuada? Saber a tabuada é necessário, basicamente, para resolver cálculos de multiplicação.

4º ano do ensino fundamental
Além da subtração e a adição, a multiplicação entra nessa fase e a criança aprende a tabuada.

Na Europa do século 15, matemáticos como o francês Nicolas Chuquet e o italiano Luca Pacioli usavam "p" (plus) para somas e "m" (minus) para subtrações.

Para Pitágoras, o Universo é um todo organizado e numericamente compreendido. Os números estão na origem de tudo, desde a configuração espacial das coisas até a sua composição. Os números naturais são toda a origem e logicamente existentes e infinitos.

A Tábua de Pitágoras é, se não, um dos mais famosos e antigos recursos para memorização da multiplicação e tem adesão quase unânime nas escolas de todo Brasil. No entanto, a maioria a utiliza como uma tabela a ser completada pelo/a estudante, como um recurso didático.

O teorema de Pitágoras determina que o quadrado da medida da hipotenusa (c2) é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos (a2+b2). Portanto, a fórmula do teorema de Pitágoras é c2=a2+b2.