Quem criou a Solução Final?

Perguntado por: scamacho . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

A “Solução Final da Questão Judaica” (“Endlösung der Judenfrage”) criada pelos nazistas significou o processo de assassinato em massa dos judeus europeus, todo ele cuidadosamente deliberado e planejado.

A Solução Final foi o plano criado por Himmler e Heydrich que esquematizou o extermínio de milhões de judeus por fuzilamento e morte nas câmaras de gás. A chamada “solução final” foi o nome dado pelos nazistas ao plano de genocídio colocado em prática contra os judeus ao longo da Segunda Guerra Mundial, no Holocausto.

Em 1960, agentes do Serviço de Segurança Israelense capturaram Eichmann e o levaram a Israel para ser julgado por seus crimes. O processo perante o tribunal em Jerusalém despertou um grande interesse internacional pelos horrores que haviam acontecido durante o período do Holocausto.

Decorridas 244 seções6, Eichmann foi condenado à pena de morte por enforcamento e executado na madrugada do dia 31 de maio de 19627.

O dia da invasão da Normandia, França, em 6 de junho de 1944, ficou conhecido como o Dia-D. Esta foi a operação militar mais importante efetuada pelas tropas dos países Aliados ocidentais durante a Segunda Guerra Mundial.

Ernest Neufert

Ernest Neufert: considerado o "pai" da arquitetura | Westwing.

O início da trajetória de Oscar Niemeyer
Nascido no Rio de Janeiro, em 15 de dezembro de 1907, Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho se casou cedo, aos 21 anos, e logo começou a trabalhar na tipografia do pai para sustentar a família.

1941

No dia 30 de janeiro de 1933, como resultado do massivo apoio popular aos nazistas, o presidente alemão Paul von Hindenburg nomeou Hitler como chanceler. Esta escolha pavimentou o caminho para a ditadura nazista após o falecimento de Hindenburg em agosto de 1934.

Assim como os judeus, os ciganos (Romani) eram alvos dos nazistas por serem considerados “não-arianos” e racialmente “inferiores”. Os ciganos viviam na Alemanha desde o século XV, e desde então sofriam com preconceitos.

O Mossad, o Serviço Secreto Israelense, é considerado o mais temível do mundo e ficou conhecido por suas operações especiais durante a Guerra Fria. O Mossad (palavra em hebraico que significa “O Instituto”) é o serviço secreto ou o instituto de inteligência e operações especiais do Estado de Israel.

"Rafi era um dos heróis dos serviços de inteligência do Estado de Israel, com múltiplas ações a favor da segurança de Israel", informou um comunicado do primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu. "Lamentamos sua morte".

JERUSALÉM — Um dos arquitetos do Holocausto, Adolf Eichmann, pediu que as autoridades israelenses poupassem sua vida. Levado à forca por crimes contra a Humanidade em 1962, Eichmann alegava que foi mero instrumento do regime nazista que matou seis milhões de judeus nos anos 1940.

Hannah Arendt descreveu Eichmann como um mero burocrata, preocupado em subir na carreira e inconsciente da dimensão psicopata de seus atos. Do livro que ela publicou em 1963, baseado nos artigos, nasceria a expressão “banalidade do mal”.

No ano seguinte, em Israel, ele foi julgado e condenado à morte por enforcamento -a única sentença de morte determinada pelo sistema jurídico do Estado judeu em toda a sua história.

O combate do Dia D
A operação militar na Normandia foi liderada pelo general norte-americano Dwight D. Eisenhower, que estrategicamente designou cerca de 150 mil soldados da base dos aliados, 5.300 embarcações, 1.200 tanques de guerras e 12.000 aeronaves.

A Segunda Guerra Mundial chegou ao fim com a vitória dos Aliados sobre os Países do Eixo. As tropas soviéticas tiveram ação fundamental derrotando pela primeira vez o poderoso exército nazista, esmagando-o cada vez mais até atingir Berlim pelo lado Oriental.