Quem criou a Sesai?

Perguntado por: msubtil . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 4 votos

Conselho Nacional de Saúde. Foi publicada, nessa sexta-feira (20), no Diário Oficial da União, a Lei nº 12.314/2010, que autoriza a criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) no âmbito do Ministério da Saúde.

em 1999

Criado em 1999 e gerido pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) é uma conquista dos mais de 755 mil indígenas aldeados.

A CISI assessora o CNS nas deliberações sobre as políticas públicas relacionadas aos povos indígenas no Brasil. Sua atuação consiste no monitoramento das ações da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, sob a perspectiva da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.

Promove a reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias e desenvolve atividades administrativo-gerenciais necessárias à prestação da assistência, com o Controle Social.

É instituído um Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, componente do Sistema Único de Saúde – SUS, criado e definido por esta Lei, e pela Lei no 8.142, de 28 de dezembro de 1990, com o qual funcionará em perfeita integração. Art.

Estes princípios foram incorporados e garantidos na Constituição Federal de 1988 (BUCHILLET, 2007). Para fins deste estudo, elaborou-se como objeto a criação da Casa de Saúde do Índio (CASAI), em Boa Vista - Roraima, tendo por delimitação temporal o período de 1973 a 1983.

A Lei nº 8.080 “dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recupera- ção da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências”. O capítulo V da norma trata do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.

(PNASPI) - 2002
Tem como objetivo garantir aos povos indígenas a atenção integral e diferenciada a sua saúde.

Cada DSEI abriga um grupo de Polos Base, os quais cobrem um conjunto de aldeias e contam com a atuação das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), que prestam atendimento nas aldeias e são compostas por Médico, Enfermeiro, Odontólogo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal, Agente Indígena de ...

De acordo com a Portaria Nº 1.801, de 9 de novembro de 2015, a CASAI é o estabelecimento responsável pelo apoio, pelo acolhimento e pela assistência aos indígenas referenciados à Rede de Serviços do SUS para realização de ações complementares de atenção básica e de atenção especializada.

A Casa de Saúde Indígena (Casai) do Distrito Federal (DF) recebe indígenas de várias etnias e de diversas localidades que são atendidos pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de atenção à saúde ambulatorial e hospitalar de Brasília.

Nilo Peçanha

O Serviço de Proteção aos Índios e Localização de Trabalhadores Nacionais (SPILTN), parte constituinte do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio (MAIC), foi um órgão público criado durante o Governo Nilo Peçanha, em 1910, com o objetivo de prestar assistência à população indígena do Brasil.

Milhares morreram no contato direto ou indireto com os europeus e as doenças trazidas por eles, pois não possuíam imunidade natural. Gripe, sarampo, coqueluche, tuberculose, varíola e sífilis são alguns dos males que vitimaram sociedades indígenas inteiras.

15.900 ONGs atuam na Amazônia. Maior parte delas, dedicada à religião.

Instituído em 1999, pela lei nº 9.836 - também conhecida como Lei Arouca -, o subsistema foi criado no âmbito do SUS e idealizado para atender a população de territórios indígenas, através de uma estrutura composta de sistemas locais de saúde, denominados Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

Para participar do processo seletivo é preciso ter, no mínimo, ensino médio completo ou técnico. Não se trata de concurso público, a contratação é feita pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). As vagas são para início imediato e formação de cadastro reserva.

No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o subsistema de atenção à saúde indígena (SASI) e a Política de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI) foram criados como estratégia para garantir o acesso à saúde aos povos indígenas.

LEI Nº 6.001, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1973.
Dispõe sobre o Estatuto do Índio. Art. 1º Esta Lei regula a situação jurídica dos índios ou silvícolas e das comunidades indígenas, com o propósito de preservar a sua cultura e integrá-los, progressiva e harmoniosamente, à comunhão nacional. Parágrafo único.

Há tempos, nossas populações indígenas enfrentam inúmeras tensões no âmbito da saúde, desde os primeiros contatos com os não indígenas, ainda no século 16, passando pelas epidemias de gripe e sarampo, no século 20, mais recentemente com a gripe H1N1, em 2009, até a pandemia de Covid-19, em 2020.