Quem criou a religião rastafári?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

O rastafari tem raízes na Igreja Ortodoxa Etíope, o mais antigo ramo do Cristianismo na África mas ele começa com Marcus M. Garvey. Formulado a partir de 1925, o pan-africanismo garveísta proclamava que os etíopes são o povo eleito de Deus e rejeitava a "Babilônia", o mundo Ocidental.

Aliás, o nome da religião deriva do nome original do Imperador Ras (príncipe) Tafari Makonnen que, ao se tornar imperiador, segundo seus seguidores, teria cumprido uma “profecia” popularizada Marcus Garvey, o líder negro jamaicano que, na década de 30, pregava o retorno de todos os negros à África.

Esse foi o nome do último imperador da Etiópia, nascido em 23 de julho de 1892, mas ele adotou o nome real de Haile Selassie ao ser coroado. Para os rastafáris, ele é Deus (Jah) encarnado, o messias redentor.

Para os rastafari não cortar os dreads é um tributo a Deus, pois o crescimento natural dos cabelos é um preceito bíblico. Outra inspiração para o cultivo dos dreads é Sansão, herói bíblico tido como um nazareno que usava o penteado.

O que é Jah:
Jah tem sua origem da palavra hebraica Yah que é a abreviação de Yahweh (Jeová, Javé). Na Bíblia, as palavras Jah, Yahweh e Jeová são usadas para representar o nome pessoal de Deus. O Deus designado na Bíblia é considerado por judeus e cristãos o único Deus verdadeiro.

Assim, uma possível tradução poderia ser "cachos de cabelo que causam medo". Essa interpretação pode ter surgido porque os dreadlocks eram usados por guerreiros do Leste de África como forma de intimidar os inimigos. Na religião Rastafari, essa forma de usar o cabelo revela um temor (dread) ao Senhor.

fé rastafári

Bob Marley converteu-se em 1966 à fé rastafári, movimento religioso afrojamaicano que proclama Haile Selassie, o último imperador da Etiópia, como a reencarnação de Jesus Cristo ou como a própria representação de Deus (Jeová, costumeiramente chamado pela forma abreviada "Jah").

[Informal] Que ou quem tem cabelo longo dividido em madeixas grossas enroladas.

3 Uso do Dread como Marca Identitária e Símbolo de Estilo
até que termine o tempo de separação para o Senhor ele estará consagrado e deixará crescer crescer o cabelo da sua baceça.” ; Levítico 21:5 - “Não farão calva na sua cabeça, e não raparão as extremidades da sua barba, nem darão golpes na sua carne.”

Rastafári (também grafado Ras Tafari) ou Rastafarianismo (termo considerado ofensivo) é um movimento religioso judaico-cristão surgido na Jamaica na década de 1930 entre negros camponeses descendentes de africanos escravizados.

Resultado de uma fusão de estilos musicais e com o seu nome inspirado na palavra raggamuffin, ou seja, pessoa esfarrapada, o reggae tornou-se muito popular em todo o mundo, especialmente através do músico Bob Marley (1945-1980), que passou a ser o símbolo do movimento rasta.

JAH, Yavé, Jeová, Yah, são apenas traduções para um mesmo Deus, o Deus de Abraão de Isaque e de Jacó citado na Bíblia (Gênesis 50:24). A diferença é que os Judeus crêem apenas nos 5 primeiros livros (Torah) e mais alguns livros do antigo testamento, e crêem que o messias (JAH) ainda não veio para redenção do seu povo.

Os dreads costumam durar cerca de 3 meses no cabelo, tempo que a raiz já crescer o suficiente para precisar ser retocada.

Eles acreditam viver num território independente e, por isso, não seguem as leis do país. Os rastafáris sonham em voltar à África, que eles respeitam como a Terra Mãe. Os rastafáris não cozinham com gás. Eles usam lenha para cozinhar.

A higienização dos dreads deve ser feita de uma a duas vezes por semana, com água morna ou fria, utilizando um shampoo que tenha uma boa propriedade de limpeza, mas que não estimule o ressecamento do couro cabeludo. O shampoo não deve ser aplicado diretamente nos dreadlocks.

Enquanto rastafari é uma religião, dread é um tipo de penteado usado mundialmente por diversas pessoas. Leia também Como fazer dread no cabelo?

Dreadlock ou lock-dread, rasta (em Portugal) ou simplesmente dread, é um penteado na forma de mechas emaranhadas, ou uma forma de se manter os cabelos que se tornou famosa com o movimento rastafari.

O rastafarianismo é um misto de religião, culto de uma personalidade política e manifestação cultural típica da Jamaica.

O que é Javé:
Etimologicamente, o nome Javé tem origem do hebraico Yahveh ou Yehovah, que na bíblia sagrada foi traduzido para o latim na forma do tetragrama YHVH. Segundo algumas teorias, o significado mais aceito para o nome seria "Eu sou aquele que sou" ou "aquele que traz à existência tudo que existe".