Quem criou a região Nordeste?

Perguntado por: egalvao . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

O Nordeste foi a primeira região do Brasil a ser colonizada pelos portugueses.

1970

O Nordeste de hoje, composto por nove estados, resulta da divisão estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1970. Nesse processo, histórias, culturas e trajetórias distintas foram enfeixadas sob a denominação geral de Nordeste.

Nordeste ou noreste (NE) é uma coordenada cartográfica situada entre o norte e o leste (ou este). Um dos pontos colaterais das rosa dos ventos. A palavra nordeste é a junção da palavra norte com este.

São Paulo deve muito a mão de obra do nordestino”, ressalta o cientista social e antropólogo pernambucano Expedito Leandro Silva, que acrescenta que, apesar desse fato histórico, a importância do nordestino na construção da cidade vai além dos tijolos na parede, mas contempla também a política, literatura, música, ...

Pernambuco

O primeiro estado do Brasil foi Pernambuco, região situada no Nordeste e que faz divisa atualmente com os estados do Ceará e da Paraíba. O estado foi fundado pela Coroa Portuguesa e se tornou uma das mais prósperas capitanias hereditárias.

Palco do início da colonização brasileira, durante muito tempo o Nordeste brasileiro foi a região economicamente e politicamente mais próspera do Brasil. Só que não o Nordeste como conhecemos hoje, com essa divisão geograficamente conhecida.

Podemos destacar duas: a primeira dá-se pelo fato de ser a região de colonização mais antiga do país, sendo ocupada pelos portugueses desde sua chegada, em 1500. Outra característica peculiar dessa região é em relação ao clima.

O crescimento nordestino é consequência de três movimentos: injeção de dinheiro público na economia local (com obras de infraestrutura e programas de renda mínima), crescimento de empresas locais (como o grupo JCPM) e atração de empresas multinacionais e de outras regiões do país.

Portugueses, italianos, japoneses, alemães e árabes (sírios, turcos, egípcios, palestinos) foram os principais grupos de imigrantes que entraram no país nesse período.

Em 1750, com o Tratado de Madri, Portugal passa a ter direito sobre as terras ocupadas na região Norte do país. É o início do estabelecimento da fronteira brasileira na região amazônica, que culmina finalmente no século 20 com a anexação do Estado do Acre.

Nove são os estados que formam a região nordeste. Aqui estão seus nomes e suas respectivas capitais: Maranhão, São Luís; Piauí, Teresina; Ceará, Fortaleza; Rio Grande do Norte, Natal; Paraíba, João Pessoa; Pernambuco, Recife; Alagoas, Maceió; Sergipe, Aracaju; e Bahia, Salvador.

Esta nova nação seria chamada de República do Nordeste, mas há outros nomes que possivelmente poderiam batizar a união de tais territórios como: Confederação do Novo Equador, Estados Unidos do Nordeste Sul-americano, Pindorama, Zumbi, Frei Caneca ou República do Mandacaru.

As maiores economias da Região Nordeste são, respectivamente, Bahia, Pernambuco e Ceará, estados que concentram, juntos, 9% do PIB nacional. Já os estados nordestinos com maior PIB per capita são Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, seguidos por Bahia, Ceará, Paraíba, Alagoas, Piaui e Maranhão.

A cana-de-açúcar é o principal produto agrícola da região, com lavouras concentradas principalmente em Alagoas, Pernambuco e Paraíba (nessa ordem), sendo também importantes os plantios de algodão (Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte), de soja (Bahia, Maranhão), milho, tabaco (Bahia), caju, uva, manga, melão e outros ...

Oferta de emprego atrai nordestinos que deixaram terra natal para sobreviver. Estudo do IBGE revela que, desde 2001, o Nordeste é a região com mais migrantes que voltam à cidade de origem, intensificando fluxos de retorno iniciados na década de 1990.

A migração de nordestinos para o Estado de São Paulo teve início antes da metade do século XIX basicamente fundamentada na industrialização paulista e na diferença do desenvolvimento dos estados.

No entanto, esse fenômeno pode ocorrer por aspectos políticos, religiosos, culturais, desastres ambientais, entre outros. No caso dos nordestinos, esses movimentos sempre estiveram relacionados à busca de melhores condições de vida.

A região Nordeste do Brasil mantém, em termos médios, problemas sociais históricos: defasagem e pouca diversificação da agricultura e indústria, grandes latifundiários, concentração de renda, agravados no sertão nordestino pelo fenômeno natural de secas constantes (ver: Polígono das secas).

Pode-se observar que em 2012, em termos absolutos, o estado da Bahia apresenta o maior contingente de pessoas na extrema pobreza, seguido nessa ordem dos estados do Maranhão, Ceará, São Paulo e Pernambuco. Já em termos proporcionais, Maranhão, Alagoas, Ceará, Bahia e Pernambuco são os que apresentam as maiores taxas.

São Paulo

São Paulo é o estado com o maior PIB do Brasil.

O país sem o Nordeste perde parte de suas belezas naturais sem as suas praias magníficas, sem a Chapada Diamantina e a do Araripe com seus fósseis sobrenaturais. É tanto monumento nordestino que cometo desatino ao não citar todos.